Índice
Acônito é Aconitum napellus, uma das plantas mais venenosas da flora terrestre. Originária da Europa é também ornamental por excelência dada a sua beleza. Uma planta interessante sob vários aspectos. Conheça!
Também conhecida pelos nomes populares de capacete-de-júpiter, capuz-de-frade, casco-de-júpiter, napelo, anapelo e matalobos, a acônito é conhecida desde a antiguidade e usada como veneno.
E é propriamente daí que vem o seu significado. Seu nome deriva do grego akòniton (= planta venenosa).
Esse nome grego também era usado na mitologia dos povos mediterrâneos como sinônimo de “malefício” ou “vingança”. Usava-se banhar com acônito as pontas de dardos e lanças para combater ou caçar.
Na crença popular, acredita-se que a acônito espante vampiros;
Há quem acredite que Cleopatra, a rainha egípcia, tenha sido envenenada com um cocktail feito de acônito em vez de ter morrido pela mordida de uma víbora-áspide;
Na história, não são poucos os relatos de envenenamentos de autoridades, políticos e sacerdotes por acônito. Na mitologia, Medea tentou envenenar Teseo com acônito e, também em várias séries de TV, em quadrinhos e em filmes, a planta está relacionada a envenenamentos, homicídios e magia;
Em tempos antigos a acônito era usada para envenenar pontas de flechas e dardos em batalhas. Também foi usado como um veneno para aniquilar inimigos.
Seu uso medicinal, na homeopatia e na alopatia é empregado como:
Para uso homeopático, o medicamento é obtido submetendo a tintura-mãe obtida da planta homônima em estado fresco, ao processo de diluição usual e coletada antes do final da floração.
Seu uso deve ser restrito e somente sob supervisão constante do médico que a receitou.
As partes utilizadas da planta são as folhas e principalmente as raízes, o tubérculo, lugar onde se concentram a maior parte dos seus princípios ativos.
A toxidade da planta se dá pela presença da aconitina (seu principal princípio ativo). Devido ao poder da substância alcalóide, deve-se atentar também para o contato com a pele através da qual a substância pode penetrar.
Se ingerido, pode causar consequências letais ao organismo em poucas horas.
A ingestão acidental da planta pode provocar sérios danos à saúde:
A sua toxidade é tão alta que bastaria muita pouca quantidade de aconitina para provocar a morte de um homem adulto.
A intoxicação é muito rápida, após um período de latência entre 10 e 90 minutos desde a ingestão até o aparecimento dos primeiros sintomas, a pessoa desenvolve uma série de sintomas:
Dentro de 2 a 6 horas, a intoxicação pode causar sensação de frio, a temperatura do corpo cai, causa sudorese, náusea, vômito e distúrbios do ritmo cardíaco. O pulso torna-se fraco e a pessoa pode ficar imobilizada devido à paralisia generalizada dos músculos esqueléticos, podendo ocorrer morte por paralisia respiratória.
Em casos leves, é aconselhável induzir o vômito ou realizar uma lavagem gástrica alguns minutos após a ingestão.
Se a pessoa que tomou parte da planta for prontamente levada ao hospital, há grandes chances de recuperação, proporcionalmente à quantidade ingerida.
Após absorção de doses baixas, sem antídoto disponível, a terapia só pode ser sintomática, manter regular temperatura, ritmo cardíaco e respiração.
Para doses muito altas, a morte pode ser quase instantânea.
Visto que se trata de uma planta deveras perigosa, é importante não sair tocando em tudo que vê. A acônito é linda, então, alguns desavisados podem tocá-la sem saber do perigo.
A planta cresce espontaneamente em áreas caracterizadas por climas que variam de frio a temperado. É facilmente encontrada nos Alpes e nas florestas de montanha, em vários locais da Europa.
Pode medir até 1 metro de altura e caracteriza-se pelas suas lindas flores azuis ou roxas (raramente brancas) em forma de cacho alongado que se curva como um capuz.
As folhas são arredondadas com um diâmetro de cerca de 5-7 centímetros, e a raiz tem aparência tuberosa.
Por sua aparência, pode ser confundida com outros tubérculos comestíveis.
Veja mais características da planta, com fotos neste vídeo do canal CR Plantas.
Visto que é uma planta ornamental, muito linda com suas flores roxas vivazes, azuladas, pode ser que você tenha pensado em comprar uma muda desta planta.
Encontram-se na internet e em viveiros, mudas e sementes para plantio mas, tenha em mente sua toxidade e o seu perigo para os animais domésticos e crianças.
Recomendamos o uso de luvas para manusear flores e folhas. O contato dérmico pode causar coceira, distúrbios sensoriais até possíveis distúrbios motores.
Quanto aos medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos feitos à base de aconitina, somente um médico pode receitar e indicar sua compra.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Conheça as plantas mais venenosas e perigosas do planeta
10 Plantas Medicinais de Uso Consagrado pelos Brasileiros
Heracleum mantegazzianum: planta tóxica e invasiva que pode provocar amputação e cegueira
10 Plantas tóxicas que muitos brasileiros têm em casa
Plantas tóxicas perigosas para nossos pet’s
Remédios caseiros: estudo cita plantas tóxicas, e perigosas, usadas no tratamento de câncer
Erva-botão (Eclipta alba): uma poderosa planta medicinal
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 05/09/2023 às 2:10 am [+]
Olá! pPreciso saber se vocês tem mudas do aconito. No aq guardo.
Publicado em 05/09/2023 às 5:45 pm [+]
Oi Bernadete, nós não vendemos produtos. Um abraço!