Índice
Cipreste é uma das árvores sagradas dos povos da Bacia do Mediterrâneo e, aqui no Brasil, são encontradas, geralmente, nos cemitérios mais antigos pois, uma das qualidades que lhes são atribuídas é a de cuidarem das almas daqueles que já morreram. Mas, muito além da questão mística, o cipreste traz vários benefícios para a tua saúde e beleza. Veja quais são estes benefícios e saiba como usar o cipreste.
Há uma grande variedade de espécies de árvores coníferas da família das Cupressaceae com diversos gêneros botânicos conhecidos como ciprestes.
O óleo essencial, de uso medicinal, de cipreste é aquele que se extrai do cipreste-italiano, o Cupressus sempervirens, também conhecido como cipreste-comum ou cedro-bastardo, uma árvore nativa do sul da Europa, especialmente aromática e vastamente usada nas medicinas populares regionais.
O cipreste-italiano é uma espécie que pode atingir os 45 metros de altura, tem grande longevidade e suas folhas são sempre vivas ou “sempre verdes”, como indica seu nome em latim. Alguns desses ciprestes podem viver mais de mil anos.
Para se conseguir os benefícios do cipreste para a saúde, pode-se usar
A resina do cipreste também tem seus usos medicinais como aromatizador de ambientes e como incenso pois, os princípios ativos exalados limpam o ambiente propiciando melhorias na respiração e no estado anímico das pessoas que estão presentes. E, claro, o óleo essencial, abundante em todas as partes da árvore, é um dos principais da aromaterapia.
O cipreste é usado, de tempos remotos até hoje, para tratar problemas catarrais, de pulmão, problemas circulatórios ou de retenção hídrica.
Esta planta, devido a seus princípios ativos, tem as seguintes propriedades medicinais:
O uso do cipreste é indicado para os seguintes problemas de saúde:
Na dermatologia, as propriedades do cipreste também são usadas em cremes hidratantes, compressas e tônicos de limpeza.
Ciprestes na Itália
O uso do chá das folhas de cipreste é recomendado para tratar alguns problemas específicos como
Junte duas colheres de folhas secas e leve ao fogo em um litro de água. Quando a água começar a ferver, tampe a panela e deixe mais 10 minutos. Desligue o fogo, coe o chá e beba, adoçado ou não.
Não há restrições de uso para o chá de folhas de cipreste mas, como todo chá medicinal, este não deve ultrapassar as 4 xícaras ao dia e nem as 3 semanas seguidas de tratamento sem interrupção.
Este óleo é, preferencialmente, de uso externo. Pode ser usado na água do banho de imersão, em loções hidratantes para massagem, em compressas e por inalação ou vaporização.
Sempre use o óleo essencial de cipreste diluído em água, creme ou outro veículo (nunca o use puro sobre a pele, é fortemente fotossensibilizante e pode provocar irritação cutânea em pessoas mais sensíveis).
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER