Índice
Conhece-se por zimbro a todos as espécies do género Juniperus. Os zimbros são plantas aromáticas, da família dos ciprestes, primos dos pinheiros e dos cedros, com folhas em agulha, frutos em bagas e originárias do Hemisfério Norte . Ou seja, é uma planta que vive desde climas temperados até o extremo frio.
Dentre os zimbros existem árvores de até 40 metros e arbustos. O nosso zimbro, aquele de que vamos falar aqui é a espécie Juniperus communis, um arbusto que se espalha lateralmente não ultrapassando 1 metro de altura. Também é conhecido como genebreiro, junípero, zimbrão, zimbreiro e cedro, dentre outros nomes semelhantes.
No Brasil pode ser cultivado em áreas de montanha fria.
Do zimbro usam-se bagas, folhas, casca e raiz – é conhecido nas populações de toda a vasta região de origem desta planta como:
O seu uso em tratamentos para diabetes é uma referência da Medicina do Povo Navajo.
As bagas roxas, frutos do zimbro, são usadas para aromatizar o gim e a genebra. bebidas destiladas.
Na medicina popular são usados os frutos maduros, as folhas, a raiz, a casca e o óleo essencial de zimbro para diferentes formulações, cada uma dessas indicadas para determinadas situações de saúde.
As indicações que conhecemos no Brasil são as seguintes:
Essas indicações acima são possíveis pois o zimbro tem as seguintes propriedades medicinais:
A maneira de usar o zimbro varia de cultura para cultura mas, em geral, usa-se a infusão, a tintura, a compressa de frutos e o óleo, nos seguintes casos:
Veja uma receita para preparar um vinho medicinal feito de zimbro (Juniperus communis):
O óleo essencial de zimbro é altamente tóxico e seu uso é contraindicado:
As bagas de zimbro, assim como outras partes da planta, só devem ser usadas em doses moderadas para evitar reações negativas resultantes do óleo que o zimbro contém.
Para saber as doses recomendadas para caso em particular, o ideal é sempre consultar um médico, um fitoterapeuta ou um especialista em cura natural.
Ainda que naturais, ervas, plantas medicinais e medicamentos feitos à base de produtos naturais, podem ser perigosos para saúde se combinados com outros medicamentos, naturais ou não (interação medicamentosa).
Consulte sempre um especialista para se assegurar de um uso útil e eficiente de qualquer medicamento, mesmo que este seja homeopático ou fitoterápico.
Fonte fotos wikipedia
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER