Índice
Outro dia falei dos benefícios que nos trazem as groselhas – negra, branca e vermelha – e que são muitos para além das geleias, licores e doces de todo tipo. Hoje vou falar do óleo de groselha negra, um produto fitoterápico extraído das sementes das groselhas negras, a Ribes nigrum, que antes conhecíamos por cassis.
Você lembra do creme de papaya com cassis? Uma delícia que foi sobremesa de muito bom gosto há uns anos atrás? Era feita de mamão papaya, madurinho e cheiroso, batido com sorvete de creme e temperada, fartamente, com o licor de cassis – um licor francês de, nada mais, nada menos, groselha negra.
De lá para cá se descobriu que essa fruta, uma baga silvestre abundante na Europa, é muito rica em vitamina C, potássio, ômega 6 (ácido gama linolênico) e antocianinas, seus principais componentes curativos e que já era usada pelas medicinas populares dos povos europeus há muitos séculos.
No óleo de groselha negra a gente encontra, hiperconcentrados, os princípios ativos que são benéficos, os mesmos que se encontram na frutinha in natura mas, acontece que, para se ingerir 460 mg de óleo de groselha negra, quantidade em que se torna curativa, você precisaria comer, diariamente, 100 gr das bagas em questão, mastigando-as bem para romper as minúsculas sementes e liberar seus princípios ativos.
Então, para facilitar, a fitoterapia formulou as cápsulas de óleo de groselha negra em dosagens já adequadas para o uso diário. Na verdade, para se ter benefício completo é preciso seguir uma rotina de ingestão que não é viável com a fruta in natura, certo?
A groselha negra tem ação antioxidante, anti-inflamatória, anti-bactericida e muitas mais que tratamos no nosso artigo sobre os benefícios desta planta. O uso da groselha negra:
Os benefícios acima descritos são reconhecidos amplamente pelo uso empírico de longa data e comprovado atualmente pela prática fitoterápica.
Em alguns textos se afirma que sim mas, não há comprovação científica para esse benefício no entanto, seu consumo aliado a uma dieta hipocalórica e uma rotina de atividades físicas pode ajudar pois, o que o óleo de groselha consegue, sim, fazer, é:
Segundo a farmacêutica Ana Lázara, da Farmácia Artesanal, este óleo também pode ser usado como suplemento nutricional. Porém, diz ela “para ter bons resultados, o ideal é o uso contínuo por no mínimo três meses. O óleo de groselha negra é indicado sob orientação médica para pessoas a partir dos 18 anos”.
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER