Índice
A cultura culinária japonesa é mestra na arte de manter a saúde pelo alimento – para tal eles usam e abusam dos fermentados de todo tipo. Nesse rol está o umeboshi, que a gente chama de ameixa japonesa em conserva. Seca fermentada em sal marinho e que deveria acompanhar todas as refeições.
Só que não são ameixas. Umê é damasco e os umeboshi são feitos das frutas da planta Prunus mume, um damasco de origem japonesa bastante parecido com suas primas irmãs, as ameixas.
A Prunus mume é nativa da China e se cultiva no estado de São Paulo, pela comunidade japonesa (Mogi-guaçu, Cotia).
Para se fazer os umeboshi é preciso de paciência já que a sua fermentação em sal marinho tarda, no mínimo, dois anos.
“Uma alimentação rica em carboidratos e escassa em proteínas animais também favorece o desenvolvimento dos lactobacilos.
É bem sabido que, quando um cereal ou um vegetal se corrompem, fermentam, mas, em contrapartida, quando se corrompe um produto animal, este acaba por apodrecer.
A fermentação equivale a uma pré-digestão dos alimentos, que os transforma em substâncias de assimilação mais fácil. O amido, por exemplo, transforma-se em maltose e em glicose, a qual, por sua vez, se transforma em ácido láctico”, dizem os nutricionistas.
Todos nós deveríamos, a exemplo dos japoneses, consumir umeboshi em todas as refeições diariamente. O umeboshi tem sabor ácido-salgado naquele estilo agridoce que os molhos orientais podem ter e combina, sem se impor, com qualquer tipo de alimento.
A indicação geral é de que se coma, comedidamente, umeboshi no café-da-manhã, almoço e jantar para ajudar a digestão, melhorar a assimilação dos nutrientes e a desintoxicação do organismo.
Mas, para além desses benefícios digestivos, o umeboshi tem ação antibiótica e antisséptica, energizante e antioxidante.
Especialmente se recomenda o uso do umeboshi em casos de:
Com o consumo rotineiro de umeboshi você vai beneficiar, principalmente, o seu fígado, vesícula biliar, rins e bexiga mas também obterá importantes quantidades de minerais alcalinos como ferro, cálcio e magnésio.
Segundo alguns locais, o consumo de umeboshi ajuda na alcalinização do sangue e do nosso organismo também.
Não se recomenda o consumo de umeboshi a grávidas, lactantes e bebês pelo seu elevado conteúdo de sal.
Algumas pessoas desaconselham seu consumo aos hipertensos Porque muito salgado), aos que sofrem de acidez estomacal e aos que sofrem de candidíase porém, tais restrições podem parecer um contrassenso já que, ou bem o consumo, moderado, do umeboshi reequilibra o organismo, alcaliniza o meio interno e revigora nosso sistema imunológico ou bem, os japoneses, em milênios, não saberiam do que estão falando, fazendo e, no caso, comendo, certo?
Mas há dde se considerar a genética deles também.
Em todo o caso, colsutar um médico ou um nutricionista é sempre o ideal.
A receita da Tatiana de Oliveira Rocha é essa aqui. Você precisará de:
Talvez te interesse ler também:
COMO PREPARAR HORTALIÇAS FERMENTADAS?
O QUE FAZER PARA REEQUILIBRAR A FLORA INTESTINAL
10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 29/04/2021 às 4:08 pm [+]
Comecei a conssumir ameixa agora eblendo seus benefícios fiquei contente. Por quanto tempo devo conssumir?
Publicado em 03/05/2021 às 1:03 pm [+]
Quanto quiser, devagar e sempre. Faça por um mês e veja se nota resultados. Os japoneses comem a vida toda mas a genética deles é diferente. Consulte seu médico ou nutricionista se tiver dúvidas, principalmente se estiver tomando algum medicamento.
Publicado em 19/07/2021 às 4:57 pm [+]
Pode comer gelar?
Publicado em 19/07/2021 às 4:59 pm [+]
A pergunta saiu errada…quero saber se pode congelar?tenho uma quantidade grande aqui em casa