Índice
O Rooibos, Aspalathus Linearis, é um arbusto da África do Sul que cresce na região Cedarberg, ao noroeste da Cidade do Cabo, na África do Sul.
Esta planta é usada em infusão na África do Sul para tratar alguns estados de saúde que requerem a melhoria do rendimento físico e a recuperação muscular. Mas, ele também é muito bom para ajudar na perda de peso, para melhorar a digestão e na manutenção da saúde do fígado.
As folhas de Rooibos, que podem ser usadas para chá tanto verdes como após oxidação, são ricas em antioxidantes, tem ação antibactericida (para a mucosa bucal) e diurética.
O chá do rooibos verde tem um sabor mais frutado e o rooibos oxidado é mais pesado ao paladar, com um gosto acentuado de raiz e coloração fortemente avermelhada.
No uso tradicional sul-africano, o chá de rooibos pode ser usado após vários dias em que as folhas permanecem na água da infusão, sem que este fator acrescente sabor amargo à mistura. Mas, também se usa como refresco e até como café expresso (sem o café e a cafeína).
Para acompanhar dietas de emagrecimento e redução de peso, o chá de Rooibos tem sido muito recomendado pois, seus efeitos são semelhantes aos do que se consegue com o Chá Vermelho (derivado da planta Camellia Sinensis) sem qualquer um dos seus efeitos adversos.
Foto: rooibos seco para chá
O chá de Rooibos é indicado, na região de origem, para diversos problemas de saúde, para além dos indicados acima, que são os que ressaltam maior interesse atualmente.
Dentre os usos dados à essa infusão temos:
● tensão nervosa
● alergias
● problemas digestivos diversos
● cólicas infantis
● problemas dermatológicos
● asma
O vídeo abaixo mostra um resumo da história desta erva e fala sobre os seus benefícios.
Como este chá não tem cafeína, alcalóides ou taninos em quantidades significativas que possam resultar em algum problema derivado de seu uso, até o momento, não se conhecem quaisquer contraindicações para a ingestão do chá de Rooibos.
Alguns estudos realizados na Universidade da Cidade do Cabo testam as qualidades curativas do chá de Rooibos para a recuperação da saúde hepática. Por enquanto, esses estudos foram feitos em cobaias de laboratório, ratinhos, com ótimos resultados que nos permitem inferir que, para nós humanos, os bons efeitos também serão realidade.
A ingestão do chá de Rooibos (2 xícaras ao dia) é indicado para tratar o fígado gordo, que precisa de regeneração tecidular e para sua depuração e desintoxicação.
Outros inúmeros estudos você poderá pesquisar aqui e aqui.
Para uma xícara de chá basta você ferver, por 5 minutos, a quantidade de água necessária com 1 colherinha de folhas de chá seco.
Deixe repousar um pouco, coe e tome.
Os sul-africanos gostam de tomar o Rooibos adoçado com mel, o que beneficia o organismo na recuperação da fadiga após exercícios físicos.
No vídeo baixo podemos ver que o Rooibos está ameaçado pelas mudanças climáticas:
RUIBARBO: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ
TOMILHO: BENEFÍCIOS, USOS E COMO FAZER O CHÁ
CHÁ DE HIBISCO → BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER