Índice
A fáfia ou ginseng-brasileiro é uma planta nativa cujo nome popular é para-tudo. O seu nome já indica que a fáfia é aconselhada para uma grande diversidade de situações de saúde.
No Brasil temos identificadas 20 espécies do gênero Pfaffia que diferem conforme a região de origem porém, na medicina popular todas têm indicação e, em geral são conhecidas como para-tudo ou suma. Existem fáfias em todos os biomas e, é mais abundante no cerrado.
As mais conhecidas e estudadas são a Pfaffia paniculata, nativa da Amazônia e cujo extrato compõe a fitoterapia nacional já a longos anos. Outras duas também bastante estudadas são a Pfaffia iresinoides, Pfaffia glomerata.
O que aproxima esta planta do ginseng oriental (Panax sp) são suas qualidades curativas, mais concentradas na raiz, e o formato desta que, em muitas vezes, apresenta antropomorfismo.
Na medicina popular e na fitoterapia brasileira se usa a raiz desta planta, parte do seu organismo onde a concentração de princípios ativos predomina.
As fáfias, em geral, são usadas em garrafadas, como tônico, aperiente e estimulante. Também são muito indicadas em casos de dores de cabeça de origem hepática.
Mas, seu uso não é recomendado em casos de pessoas com especial sensibilidade aos princípios ativos e nem se aconselha o aumento das doses indicadas pelo médico, erveiro, curandeiro ou fitoterapeuta que são os profissionais capacitados para a recomendação clínica.
A melhor pesquisa que já li sobre o ginseng-brasileiro e suas indicações na cura está em um livro do farmacêutico Sylvio Panizza “Plantas que curam: cheiro de mato“, 1997 mas, atualmente já existem diversos outros estudos que complementam este texto inicial que fundamentou o uso fitoterápico.
Veja, por exemplo estes:
* Gênero Pfaffia: aspectos químicos, farmacológicos e implicações para o seu emprego terapêutico
* Potencialidades do ginseng brasileiro
GINSENG: MIL PROPRIEDADES, USOS E ONDE COMPRAR
RAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA
GINSENG: QUANTO E COMO TOMAR POR DIA PARA VER SEUS EFEITOS
Fonte foto capa: wikimedia.org
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER