Índice
Quem é mineiro conhece a Pereskia aculeata – de ver nas cercas e de comer em casa. Mas, mesmo sendo muito conhecida, essa planta de folhas ricas em proteínas e aminoácidos, é uma desconhecida para muitos. Vamos falar da ora-pro-nobis, a famosa carne de pobre, como também é chamada.
O povo mineiro conta que o nome desta planta, “ora-pro-nobis”, deriva de um tempo em que esta era colhida no quintal de um padre enquanto este rezava sua missa.
Pereskia aculeata é uma das espécies conhecidas como ora-pro-nobis – cactácea com hábito de liana (cipó), de flores vistosas e folhas ricas em componentes nutricionais muito valiosas quando pensamos na alimentação que independe do mercado.
Mas, é importante não se enganar – pereskias, ou ora-pro-nóbis, são várias. Porém, a que se pode comer é uma só destas, a Pereskia aculeata, que tem flores brancas com miolo alaranjado.
Na alimentação – esta planta, há muito, é usada como complemento nutricional nas regiões onde abunda, tendo como referência sua riqueza proteica.
Na medicina popular – a Pereskia aculeata é usada para tratamentos de anemia ferropriva, varizes e hemorroidas, osteoporose e constipação intestinal, prisão de ventre e outros problemas intestinais.
O chá das folhas de Pereskia aculeata tem função depurativa, antiinflamatória e cicatrizante, sendo indicado em casos de cistite e úlceras ou varizes
Na Universidade de Lavras são realizados estudos sobre as propriedades diversas da Pereskia aculeata, tanto para seu aproveitamento alimentício (humano e animal) quanto para seu uso medicinal.
Aqui um outro estudo que conduz à avaliação nutricional desta planta, promissora para uso alimentar.
E, dentre os seus diversos interesses, está na Agricultura Familiar o maior potencial de expansão da produção e utilização do ora-pro=nobis, tanto em massa verde quando para a fabricação de farinha.
Para plantar sua ora-pro-nobis basta você conseguir estacas de uma planta (pedaços de caule) e por para enraizar em um pedaço de chão, ou vaso, ou mesmo em uma rachadura do muro.
Esta planta não é exigente a não ser com o sol, pleno, que lhe dá saúde. Afinal, é uma cactácea – gosta de pouca umidade, não exige terra fértil, resiste à falta de chuvas e é muito vistosa.
Em 3 meses, após o plantio, você já poderá colher folhas para seu refogado, sopa ou salada.
Se quiser maiores detalhes de como cultivar essa planta dê uma lida nesta reportagem da Globo Rural.
Porém, recomendo que plante sua ora-pro-nóbis em um canto do jardim, ou pendurada no muro, ou parede, fora do caminho de crianças pois, lembre-se que esta planta tem espinhos (acúleos) bastante agressivos. Mas são lindas! Veja o vídeo da sua floração:
As folhas desta planta são usadas em pratos variados, substituindo a couve mineira, e outras verduras, em sopas, omeletes, molhos, refogados e até como recheio de pão.
A farinha seca das folhas também é usada como complemento alimentar para aqueles que sofrem de problemas nutricionais – na multimistura para crianças com deficiência alimentar ou em mingaus para os mais idosos.
No site Museu da Amazônia encontrei uma receita de Valdely Kinupp, autor do livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais do Brasil” e profundo conhecedor dos seus usos.
Ingredientes
Modo de preparo
Também pode ser utilizado como recheio de pastéis e de massas em geral.
Experimente!
Veja mais receitas no link abaixo. Ora.pro-nóbis hoje e sempre!
https://www.greenme.com.br/receitas-saudaveis/45340-ora-pro-nobis-melhores-receitas/
Talvez te interesse ler mais sobre PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais:
16 FRUTAS BRASILEIRAS EM RISCO DE EXTINÇÃO SEGUNDO A SLOW FOOD BRASIL
10 FLORES COMESTÍVEIS E DICAS ÚTEIS ANTES DE COMER
BERTALHA, UM ESPINAFRE DIFERENTE! BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES MEDICINAIS, RECEITAS
10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER