Índice
Linhaça é a semente do linho, Linum usitatissimum, cultivada há mais de 5 mil anos para fins alimentares e de produção de fibras para vestuário. É do óleo das sementes de linhaça que nós vamos falar aqui.
O óleo de linhaça é um óleo vegetal extraído das sementes do linho, com diversos usos já reconhecidos – na indústria, para a fabricação de fibras têxteis e como lubrificante, na marcenaria, para a proteção de madeiras, na medicina como fonte de ácidos graxos essenciais e na alimentação, como óleo de cozinha.
Um óleo muito procurado por veganos e vegetarianos dado seu alto conteúdo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. O óleo de linhaça pode ser usado para cozinhar, temperar saladas e como suplemento alimentar (cápsulas) visando a ingestão das quantidades necessárias para a manutenção da sua saúde.
A linhaça é considerada um alimento funcional, rico em ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, segundo afirmam as nutricionistas Caroline Fernandez e Renata Rodrigues, do Instituto Mineiro de Endocrinologia.
Este óleo contém:
E as seguintes ações benéficas:
Além de poder ser usado em saladas, dado que o seu sabor é muito suave e não irá alterar o sabor dos pratos, o óleo de linhaça também pode ser usado, pelo mesmo motivo, em receitas diversas. Mas este óleo só deve ser usado a frio, sem cozinhar, para não perder suas qualidades nutricionais.
Use-o para fazer molhos frios para mergulhar verduras frescas (o chamado pinzimonio na Itália), um aperitivo fresco e saudável:
Para fazer este molho basta misturar o óleo de tua preferência com shoyo, limão, sal, pimenta-do-reino e ou ervas aromáticas que gostar. Misture tudo e use-o para mergulhar cenoura, aipo, pimentões, etc.
Também use o óleo de linhaça para substituir o azeite na guacamole, no tzazik e para temperar com um fiozinho de óleo as sopas frias como gazpacho, tarator, cacik e a sopa fria de beterraba.
O óleo de linhaça também pode ser usado em qualquer receita fria de patê e em sucos saudáveis para incrementar os seus nutrientes (seu sabor é suave e não irá alterar o sabor do suco).
Para ser melhor absorvido, aconselha-se consumir este óleo juntamente com laticínios (queijos frescos, iogurtes) para que o organismo absorva mais facilmente os seus ácidos graxos.
Praticamente qualquer alimento frio pode ser enriquecido com óleo de linhaça para incrementar seus nutrientes.
O óleo de linhaça é altamente insaturado o que quer dizer que também é facilmente oxidável, ficando rançoso em pouco tempo, alterando-se por açao da luz e calor. O melhor jeito de armazenar esse óleo é dentro da sua própria semente, em local seco e frio. Na semente esse óleo não fica rançoso podendo ser usado em alimentos cozidos até 1 ano.
A ingestão excessiva de linhaça e óleo de linhaça pode causar alterações hormonais derivadas do conteúdo de fitoestrogênio.
A ingestão excessiva do óleo de linhaça também prejudica a assimilação de outros nutrientes.
Cada colher de sopa do óleo tem 7 gr e o equivalente a 66 calorias portanto, o excesso de óleo também poderá pesar na sua dieta.
Os pesquisadores afirmam que é seguro o consumo de até 2 colheres de sopa de semente de linhaça ao dia e 1 colher de sopa de óleo de linhaça, tanto para efeito dietético como medicinal.
Outras pesquisas apontam que, até 6 colheres de semente de linhaça ao dia é considerado seguro. Por tudo o que se sabe, e pelo que não se sabe ainda, eu aconselho o uso da dose mínima – 2 colheres de sopa de semente e 1 colher de sopa de óleo ou o equivalente a 1 mg de óleo em cápsula.
Não há diferenças nutricionais significativas entre essas duas variedades portanto, procure usar aquela que exista na sua região desde que o cultivo seja orgânico.
Seu uso interno também pode ser feito para se obter resultados externos. Sendo um antioxidante, o óleo da semente de linho pode fazer bem à pele, aos cabelos e à beleza em geral. Ajuda na redução do peso e no bom funcionamento do intestino e tais benefícios são para a saúde, mas também para a beleza.
Em cosméticos o óleo de linhaça pode ser de grande ajuda em formulações, excipientes ou como matéria-prima, em produtos para tratamentos de:
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 26/05/2022 às 1:36 pm [+]
Vou começar a usar agora, posso usar nas saladas, no lanche, na tapioca?
Publicado em 26/05/2022 às 8:22 pm [+]
Pode sim 🙂