Índice
Algumas espécies são chamadas de eucalipto; a Corymbia citriodora é a mais cheirosa e de onde se extrai o óleo essencial mais usado, o eucalipto limão; Eucalyptus globulus é o eucalipto comum, usado na indústria e na homeopatia – e todas essas espécies são aromáticas, com ótimas propriedades para o tratamento das enfermidades das vias respiratórias.
Os usos medicinais recomendados para o seu chá ou aromatização de ambientes tem a ver com situações como sinusite, rinite, tosse, asma, bronquite e qualquer afecção catarral pois, seu aroma melhora a função respiratória, facilitando a fluidez do catarro acumulado.
O óleo de eucalipto também é recomendado, em massagens, para as dores ciáticas. O uso industrial do óleo e da essência de eucalipto está relacionado com seu poder antisséptico e aroma refrescante, sendo incluídos em desinfetantes e aromatizantes para limpeza doméstica.
Para fazer um chá de eucalipto você deverá colher folhas novas da planta (são as mais ricas) e acrescentar uma colher de sopa destas, picadas, a cada xícara de água fervente. Deixe repousar, tampado, por alguns minutos, coe e beba em seguida. Este chá poderá ser adoçado com mel ou temperado com limão, se for do seu gosto. Recomenda-se o consumo de até 3 xícaras do chá ao dia.
Foto – Eucalyptus globulus
Uma receita com folhas de eucalipto, casca de limão, laranja e 2 gotas de óleo de lavanda, promete uma eficiente limpeza da pele ao vapor desta preparação. Você deverá ferver meio litro de água, juntar 2 folhas de eucalipto e o resto dos ingredientes.
Tirar do fogo e, com uma toalha sobre a cabeça, a 30 cm da panela, faça a aspiração do vapor e o banho da sua pele durante 10 minutos (cuidado para não se queimar). O vapor quente abrirá os poros promovendo a sua limpeza. Em seguida, enxágue com água fria.
Este procedimento também é útil quando se está com o peito carregado pois, respirar o vapor quente de eucalipto e limão favorece a limpeza dos brônquios.
A mesma receita é muito boa como escalda-pés, para o relaxamento e ativação da circulação sanguínea.
Não se aconselha o uso de eucalipto para mulheres grávidas ou lactantes, crianças menores de dois anos e pessoas que tenham alergia a este aroma.
A associação do eucalipto com sedativos, anestésicos ou analgésicos pode gerar interações de risco, com a potencialização dos medicamentos químicos e sintomas muito desagradáveis.
Antes de usar o eucalipto seja em chá, loção ou óleo essencial, verifique sua sensibilidade a alergias e, o melhor mesmo é que você consulte um terapeuta habilitado.
Doses excessivas podem causar dores de cabeça, vertigens e convulsões em pessoas sensíveis.
ÓLEO DE EUCALIPTO: 10 UTILIZAÇÕES MAIS EFICAZES
ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER