Índice
A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é a semente da pimenteira, árvore da Índia, uma das especiarias de uso culinário mais usadas no mundo.
Antigamente, a pimenta era usada como conservante de alimentos, pois ela impede a degradação fácil deles. Mas é também uma especiaria aromática de vasto uso medicinal.
Talvez você não saiba que o óleo essencial extraído da pimenta-do-reino tem muitas propriedades medicinais. Seu princípio ativo mais importante é a piperina, com ação digestiva e antioxidante comprovada cientificamente.
Mas tem muito mais! Fique sabendo!
Outros benefícios comprovados do óleo essencial de pimenta-do-reino são:
Uma das ações interessantes deste óleo, que está sendo bastante pesquisada, é a sua atividade anticancerígena muito promissora pois, os compostos derivados da pimenta-do-reino impedem a proliferação de células cancerígenas em humanos.
O uso do óleo da pimenta-do-reino como aromático ajuda na redução do “desejo de fumar” e diminui sintomas de ansiedade naqueles que estão tentando largar este vício. Este é considerado um dos melhores óleos essenciais para tratamentos do sistema nervoso.
Seu efeito detox – desintoxicante do organismo – atua por sua ação diurética, aumentando a vontade de urinar, o que remove o excesso de toxinas no corpo, reduzindo inchaços e inflamações. Por este seu efeito, o óleo de pimenta-do-reino atua na redução da pressão arterial.
Outro benefício não menos importante é a regulagem dos níveis de açúcar no sangue, redução de inflamações e melhora da função hepática dos que consomem pimenta-do-reino (ou seu óleo essencial) regularmente.
Esta ação sugere que a piperina melhora e reduz os sintomas da síndrome metabólica, função colateral à sua ação detox.
O uso aromaterápico do óleo essencial de pimenta-do-reino, pela estimulação olfativa, tem forte atuação como estimulante do apetite, facilitando a deglutição de pessoas com dificuldades nessa área resultante de problemas neurológicos. Esta ação se deve a que a piperina ativa o córtex insular (orbifrontal) e favorece os movimentos de deglutição reflexiva.
A inalação e ingestão do óleo de pimenta-preta ativa o córtex insular ou orbitofrontal, resultando na melhoria do movimento de deglutição reflexiva tanto em adultos quanto em bebês prematuros.
Na conservação de alimentos os melhores óleos foram os de pimenta-preta e de pimenta-verde, ambos da mesma planta com as sementes em diferente fase de maturação. Esses dois óleos essenciais da Piper nigrum demonstraram poderosa ação anti-microbiana, antibacteriana e anti-fúngica, inibindo o crescimento de bactérias no meio orgânico usado no teste.
Esse estudo comprova a razão de se usar, ancestralmente, a pimenta preta como conservante na alimentação humana.
Você poderá usar o óleo essencial
Agora que você descobriu os usos medicinais do óleo da pimenta-do-reino, vai amar ainda mais essa especiaria, não é verdade?
Compartilhe!
Sobre pimentas, talvez te interesse ler também:
PIMENTA ROSA: TEMPERO DELICADO E CHEIO DE BENEFÍCIOS. COMO USAR
PIMENTA: OS DIVERSOS TIPOS E TODOS OS BENEFÍCIOS
PIMENTA: O REMÉDIO NATURAL PERFEITO CONTRA DORES, ESTRESSE E TAMBÉM PARA EMAGRECER
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER