Índice
A bergamota é uma laranja, meio amarga e muito aromática, cujo nome científico é Citrus aurantium bergamia. Em diversas regiões brasileiras é conhecida com outros nomes como: mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo.
Como todos os cítricos, a bergamota é consumida ao natural, em sucos, doces e geleias porém, também é uma planta com propriedades medicinais interessantes, tanto nos frutos como nas folhas, casca e raízes.
Segundo a literatura fitoterápica, a bergamota tem propriedades diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antiséptica, antibiótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.
É usada em tratamentos contra estados febris, desintoxicação, desparasitação, retenção hídrica, gripes, ácido úrico, tensão nervosa, verminoses e resfriados.
Auxilia nos tratamentos de reumatismo, aterosclerose, hipertensão arterial, má digestão e dificuldades hepáticas.
O chá das folhas de bergamota tem efeito calmante que está relacionado ao conteúdo de óleo essencial da planta. Com esse efeito também pode entrar nos tratamentos contra ansiedade, tristeza e depressão.
Em tratamentos, ou na gastronomia, os usos da bergamota são diversos:
● Ao natural ou na forma de sucos e em saladas de frutas
● Na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, como máscaras, cremes, enxaguatórios bucais
● Na aromatização de banhos e óleos para massagem
● Na fabricação de pomadas, xampus, etc
O suco da bergamota é rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, calcio e fósforo. Também é uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.
A bergamota traz benefícios especiais para as mulheres:
Em cremes, perfumes, desodorantes, shampoos, é perfeita para a pele oleosa e mista, ajudando na sua limpeza, por suas propriedades desinfetantes e desengordurantes, sendo especialmente indicada nos casos de acne. Os cremes de bergamota têm especial efeito na melhora da circulação das pernas reduzindo o risco e impacto das varizes.
A bergamota também tem ação cicatrizante e redutora de rugas e marcas de expressão no entanto, como cítrico, é fotossensível sendo perigoso seu uso diurno que poderá causar queimaduras e manchas, por efeito da luz solar.
È excelente nos problemas digestivos e tem ação reguladora do metabolismo promovendo a melhor absorção de nutrientes e a decomposição do açúcar, controlando os níveis de glicose no sangue. É hipercolesterolêmica pois inibe a enzima HMG-CoA ajudando a reduzir a produção de LDL (o colesterol mau). Também tem ação anti hipertensiva pois é vasodilatadora.
Tem propriedades anti-sépticas e anti-infecciosas, alivia o estresse, a ansiedade, tem efeito calmante e é indutor de um sono reparador.
E, na gastronomia, a bergamota é usada na preparação do chá Earl Grey, em conjunto com o chá preto.
De minha experiência pessoal recomendo a feitura de tintura da casca da bergamota (retirar todo o branco do interior da casca, cortar em pedacinhos, mergulhar em veículo alcoólico, em frasco escuro, por 15 dias ou mais, coar e usar, em gotas) ou das folhas frescas, tanto para uso fitoterápico quanto aromático.
As tinturas vegetais são intensamente ricas, potentes em seus efeitos e de longa durabilidade. O uso que eu faço é de 5 a 15 gotas de tintura em um copo de água, até 4 vezes ao dia. Como a reação é individual você deverá procurar sua dose ótima sabendo, de antemão, que a bergamota não tem contraindicações ou riscos, para sua ingestão.
LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE
10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO
CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER