Índice
O jasmim, florzinha branca que, ao cair da noite, expande aroma anunciando sua presença é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da beleza e tentação. Mas, fora a presença física da flor, sua presença etérea é curativa.
É chamada de jasmim toda planta do gênero Jasminum. As Jasminum originárias, nativas, são brancas, de pétalas pequenas e fortemente aromáticas, com um odor doce e penetrante que, para algumas pessoas, pode dar dores de cabeça sendo que para outras, relaxa e acalma.
Existe um único jasmim nativo amarelo, sem aroma, e algumas variedades de jasmins híbridos, de flores grandes, coloridas, como o jasmim-manga, por exemplo com cores que vão do amarelo ao rosado forte sempre sobre uma base branca.
Dentre as espécies mais populares de jasmim podem ser referidas essas:
Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores
Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma)
Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela
Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro
Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas
Mas, caso seu interesse seja maior, conheça aqui a lista completa dessas flores.
No Brasil também chamam de jasmim, outras espécies
Basta ter as flores tubulares, de cinco pétalas e forte perfume para ser chamada de jasmim aqui no nosso país, mesmo que a planta não tenha nada a ver como o gênero Jasminum. Assim tem, aqui na terra, os jasmins não jasmim:
● Espécies do gênero Trachelospermum
● Gardenia jasminoides – gardênia
● Cestrum nocturnum – dama-da-noite
● Quisqualis indica – jasmim-da-índia
● Osmanthus fragrans – jasmim-do-imperador
● Espécies do gênero Gelsemium
● Madressilva
Veja o vídeo abaixo:
O jasmim é usado na aromaterapia, por seu odor forte e adocicado, que estimula a libido – portanto, é reconhecido como um afrodisíaco. Porém, ele faz muito mais por quem o usa, tanto para a saúde mental quanto física:
● É um leve analgésico natural e relaxa a musculatura do pescoço apaziguando as dores de cabeça
● Alivia sintomas da TPM e menopausa, a irritabilidade emocional, calores intensos e “nervos à flor da pele”
● Cicatrização e regeneração da pele quando usado em casos de acne ou feridas em cicatrização
●Ajuda a curar gripes e resfriados – age como antiinflamatório, antisséptico, analgésico e expectorante, aliviando os sintomas e acelerando a cura do corpo de gripes e resfriados.
● Calmante e antidepressivo – acalma o cérebro tirando você dos pensamentos giratórios obsessivos, estimula o pensamento positivo.
●Tem ação equilibradora da produção hormonal, podendo ser usado positivamente na depressão pós parto e qualquer outra sintomatologia depressiva.
● No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.
● Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida a dois.
● Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.
●Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal do jasmim, leia aqui e mais este artigo, sobre seu uso no tratamento de problema hepáticos.
Bem, o conhecido chá de jasmim é feito com chá chinês (preto, verde, vermelho ou branco) puro, e flores secas do jasmim. É um chá aromático usado tradicionalmente na China, suave e agradável, que é ideal para os momentos de reencontro pois, com o aroma do jasmim, as boas conversas estarão garantidas e a ansiedade, apagada.
Mas, se preferir, faça o chá de jasmim somente com as flores frescas do seu jasmineiro pessoal – claro, confirme se aquilo que você chama de jasmim é mesmo um jasmim, certo? Com o chá puro de flores de jasmim você terá todos os benefícios do seu óleo essencial: aliviar o estresse, ansiedade, tensão e exaustão nervosa, favorece o sono tranquilo, é calmante. Em compressas, ajuda no tratamento de conjuntivite e problemas de pele. Usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.
E, caso você pretenda cultivar um pé de jasmim em vaso, dê uma olhada neste vídeo abaixo – tem dicas interessantes.
Só não plante os jasmins que não o são perto da janela do seu quarto – seu odor intenso, durante a noite, pode prejudicar seu sono e causar dores de cabeça de origem alérgica.
REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS
PARA ACABAR COM OS PIOLHOS: 6 REMÉDIOS NATURAIS
COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM
CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER