Índice
Uma flor aromaticamente deliciosa, e linda. Um aroma envolvente que te seduz e todos os outros benefícios desta flor das flores.
O ylang ylang, cujo nome botânico é Cananga odorata, é uma árvore de porte médio, originária da Ásia e cuja essência aromática, o óleo essencial das suas flores é amplamente usado em aromaterapia e perfumaria. Seu nome, ylang ylang, deriva do idioma malaio e quer dizer “flor das flores“.
No Brasil o óleo essencial do ylang ylang também é conhecido, erroneamente, como Kananga do Japão, que é na verdade uma Zinziberaceae, a orquídea dos samurais, também chamada de Kaempferia rotunda.
O óleo essencial de ylang ylang é usado por suas propriedades afrodisíacas, em perfumes e aromatizadores ambientais, por sua condição suavizadora da pele, em sabonetes, cremes e outros produtos de higiene e entra na composição aromática de vários perfumes. O seu uso como afrodisíaco deve ser bastante controlado (não mais de 1 a 2 gotas no aromatizador ambiental) pois, o ylang ylang também tem propriedades sedativas e calmantes, podendo surtir o efeito contrário ao esperado.
As qualidades dermatológicas do óleo de ylang ylang equilibram a produção seborreica das glândulas sebáceas tornando seu uso adequado em tratamento contra acne.
No couro cabeludo a loção com ylang ylang ou o óleo capilar, têm ação tônica, estimulando o crescimento dos fios e aumento do volume dos cabelos.
Este óleo aromático atua como hipotensivo, reduzindo a pressão arterial, ansiolítico, regulando o fluxo de adrenalina e relaxando o sistema nervoso e, é calmante em estados de agitação, ira, pânico e medo.
Mas, nem todos reagem bem ao seu forte e quente aroma, podendo seu uso produzir dores de cabeça e náuseas nas pessoas mais sensíveis.
Segundo Tahania Ferraço você pode usar as seguintes dosagens, para obter os melhores efeitos do óleo essencial de ylang ylang:
Pingue no aromatizador 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 1 gota de óleo essencial de Canela e 2 gotas de óleo essencial de Bergamota.
Pingue no aromatizador 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 2 gotas de óleo essencial de Lavanda e 1 gota de óleo essencial de Melissa.
Em 3 colheres de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce, pingue 1 gota de óleo essencial de Ylang Ylang, 3 gotas de óleo essencial de Palmarosa, 1 gota de óleo essencial de Sálvia Sclarea e 1 gota de óleo essencial de Patchouli. Passe sobre o corpo após o banho, massageando suavemente.
Coloque no aromatizador 3 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang, 4 gotas de óleo essencial de Tangerina e 3 gotas de óleo essencial de Patchouli.
As dicas de uso afrodisíaco do óleo essencial de ylang ylang, acima, foram retiradas de um artigo da Tahiana no Personare.
ÓLEO ESSENCIAL DE GERÂNIO: PROPRIEDADES AROMATERÁPICAS E USOS EM CASA
OS MELHORES ÓLEOS ESSENCIAIS PARA RELAXAR, PURIFICAR O AMBIENTE E MELHORAR O HUMOR
ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 04/02/2021 às 2:57 pm [+]
ESTOU MUITO CURIOSA EM RELAÇÃO A ESSE ÓLEO!