Índice
O que nós conhecemos com o nome de pimenta caiena é a planta Capsicum annuum var. cayenne, que é nativa da América Central, lá conhecida como chili, jalapenho, e aqui, como dedo de moça ou chifre de veado. Na verdade essa pimenta vermelha é um pimentão, de mediano ardido.
O que nós conhecemos por pimentas são plantas bem diferentes, as Piper da família Piperaceae (as pimentas, sementes de pimenteiras, especiarias asiáticas) e as Capsicum da Família Solanaceae (também chamadas de pimentos ou pimentões, frutos vermelhos, verdes ou amarelos, originários do continente Americano).
Todas as pimentas do gênero Capsicum contêm capsaicina, um composto químico responsável pelo sabor ardido destes frutos. Quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina ela contêm e maiores benefícios teremos do seu consumo. Leia mais aqui sobre os efeitos benéficos da capsaicina.
As propriedades curativas das pimentas do gênero Capsicum, como é a pimenta caiena, são:
* analgésica
* energética
* expectorante
* digestiva
* antioxidante
* vasodilatadora
Mas, estudos diversos demonstram que o consumo de pimenta também tem muitos benefícios para a saúde cardiovascular e a redução do colesterol em até 45% e, consequentemente, a redução do risco de doenças coronarianas ou aterosclerose. Estas conclusões são da nutricionista Márcia Keller Alves, da PUC-RS que pesquisa os benefícios das pimentas do gênero Casicum há anos. Neste trabalho diz a pesquisadora que
“a capsaicina da pimenta tem um poder antioxidante 2x maior do que o ácido ascórbico. A atividade antioxidante da pimenta combate a produção excessiva de radicais livres e, consequentemente, evita a oxidação do LDL-c diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares mais graves. No entanto, a capsaicina também parece estimular a produção de óxido nítrico no endotélio, o qual promove um relaxamento das artérias e facilita o fluxo sanguíneo”.
O efeito termogênico das pimentas do gênero Capsicum está bem detalhada aqui.
Por outro lado as pimentas são muito nutritivas, ricas em vitamina A, C, várias do complexo B (niacina, tiamina e riboflavina) e os minerais ferro e cálcio, dentre outros que se apresentam em menores quantidades. O potencial antioxidante das pimentas vermelhas é bem maior do que o das pimentas verdes e estas contêm um elevado teor de bioflavonóides muito adequados ao tratamento preventivo de algumas formas de câncer, especialmente o de próstata. Leia mais aqui. É muito interessante.
Um cotonete embebido em uma solução de água morna e pimenta caiena.
Leia mais: DOR DE DENTE: 10 REMÉDIOS NATURAIS
Para facilitar a eliminação de toxinas através da expulsão de fluidos, e para estimular a atividade intestinal, a fim de facilitar a limpeza digestiva.
Leia mais: ALIMENTOS DIURÉTICOS: QUAIS SÃO OS MAIS EFICAZES?
Em dieta de emagrecimento para perder peso pois as pimentas são altamente termogênicas.
Misturada aos alimentos ou como aperitivo
Misturada com melado
Leia mais: OS MELHORES REMÉDIOS CASEIROS PARA TOSSE
Como tempero, pura ou em chá
Em pomadas, emplastros ou cremes para massagem
Leia mais: DOR NAS COSTAS: 12 MITOS QUE DIFICULTAM A CURA
Um colheradinha de pimenta caiena em pó em um copo de água, a cada meia hora (leia mais aqui)
Leia mais: INFARTO: 20 SINTOMAS QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR
Não é aconselhado comer pimenta caiena, ou outro tipo de pimenta, durante a lactação e gestação. Não use nos olhos também.
A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em forma de cápsulas ou na forma de chá.
O chá de pimenta caiena é uma das formas mais fáceis e eficientes de aproveitar todas as propriedades descritas acima. É especialmente útil para alívio do descongestionamento nasal.
Ingredientes:
● 1/2 colher rasa de café de pimenta caiena
● 1 pedacinho de gengibre
● 5 cravos da Índia
● anis estrelado
Modo de preparo:
Ferva uma xícara de água e acrescente os ingredientes. Deixe agir por 5 minutos e coe.
BEBIDAS ENERGÉTICAS: 10 RECEITAS NATURAIS PARA PREPARAR EM CASA
PIMENTA: O REMÉDIO NATURAL PERFEITO CONTRA DORES, ESTRESSE E TAMBÉM PARA EMAGRECER
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER