Índice
O arando é uma fruta nativa da América do Norte, a Vaccinium macrocarpon, que é bastante conhecida em regiões frias como o Chile, países da Europa, EUA e Canadá. Essa fruta, que parece uma cereja grande, também é chamada de oxicoco, mirtilo-vermelho e baga azul (na Dinamarca).
Esta fruta já era consumida, e cultivada, pelos índios norte americanos e usada, principalmente, para tratamento de infecções urinárias mas, hoje se sabe que possui outras qualidades curativas interessantes.
Aqui no Brasil pode-se comprar arando em feiras e lojas de produtos naturais, tanto como fruta quanto em cápsulas (extrato seco), em pó e em sucos já preparados.
Alguns dos bons efeitos do arando, quando consumido regularmente, são:
Para este fim, o melhor é tomar o suco de arando que atua prevenindo a instalação de bactérias nocivas na bexiga, aliviando dores e ardência urinária, reduzindo a acidez da urina e limpando o trato urinário.
Leia também: INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS
10 gr de arando fresco possui 46 calorias. A ingestão de arando também propicia sensação de saciedade, suas fibras ajudam na limpeza do trato intestinal e as vitaminas que contêm se somam a uma nutrição equilibrada, necessária para quem pretende reduzir uns quilos extras.
Arando possui bastante vitamina C o que se traduz em capacidade antioxidante desta fruta, podendo agir como auxiliar no combate e prevenção de diversos tipos de tumores. Sua eficácia é comprovada apesar de que inúmeras pesquisas ainda buscam entender quais de seus componentes atuam na antioxidação, junto com a vitamina C.
Esta pequena fruta vermelha é rica em uma grande variedade de nutrientes: vitaminas A, C, E, K, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e fibras.
Os polifenóis do arando, junto com seu teor de cálcio e magnésio, são substâncias que reforçam as defesas do nosso organismo e, principalmente, agem positivamente na regulagem e saúde do sistema cardiovascular. Segundo pesquisas, o consumo regular de arando pode reduzir em até 10% as chances de um acidente vascular cerebral – AVC e, em até 15% as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares.
Leia também: AVC – RECONHECER OS PRIMEIROS SINAIS E O ENCAMINHAMENTO RÁPIDO SALVA VIDAS
PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS
O consumo regular de arando, em fruta ou suco, é recomendado para pessoas que sofrem de “fígado gordo” e seus problemas correlatos.
Arando contêm colágeno cuja ação, somada a dos antioxidantes, mantêm a pele de quem consome esta fruta rotineiramente livre de radicais livres retardando o processo natural de envelhecimento.
É contraindicado o uso medicinal do arando para mulheres grávidas, crianças pequenas e lactantes. Também podem ocorrer processos alérgicos em pessoas especialmente sensíveis à fruta.
Leia também: PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ:SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?
Se quiser conhecer melhor o arando, leia aqui e aqui. Agora, se você quiser conhecer alguns estudos científicos sobre seu uso, recomendo este sobre o tratamento de infecções urinárias e este aqui sobre o uso do arando em gestantes e na lactação. Mas, há um montão de estudos sobre arando, aqui. Como se pode perceber, a maior parte dos estudos científicos sobre o uso medicinal do arando são da América do Norte onde esta fruta é consumida, há séculos, e seu uso empírico pertence à medicina popular regional.
INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS
CISTITE: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER