Fruta do conde é Annona squamosa ou Annona asiática, uma parente da graviola e da atemoia. Também é conhecida aqui como araticum, cabeça-de-nego, anona, pinha e guanábana.
Nativa das Antilhas, a fruta do conde é bastante conhecida, e cultivada, no Brasil.
É uma fruta rica em potássio, magnésio e vitaminas (principalmente, A, C e do complexo B) e indicada em casos de desnutrição.
Na medicina natural, suas folhas são usadas em chá por suas propriedades digestivas, diuréticas, laxantes, anti-reumáticas e cicatrizantes. Toda a planta é reconhecida como medicinal: folhas, sementes, frutos, casca do tronco, raízes.
Fonte foto
Segundo o site Plantamed as indicações clínicas da fruta do conde são: anemia, colite, desnutrição, diarréia, espasmo, verminose.
As forma de uso da fruta do conde depende da parte da planta que se vai usar e tem indicações específicas:
infusão das folhas para anemia, colite, desnutrição, acalmar espasmos e cãibras, verminose
suco do fruto: fraqueza, anemia, desnutrição
folhas e sementes: vermicidas, inseticidas
raízes: purgante, enérgico
decocção da fruta verde, folhas e casca do tronco: colite crônica, fortificante para o estômago e intestino. Tomar várias xícaras por dia
fruta madura: fraqueza, anemia, desnutrição
sementes: produzem vômitos e soltam o intestino, diarréia
macerado das sementes pulverizadas, em álcool: para combater a caspa
Fonte foto
Algumas fontes recomendam a fruta do conde para doenças específicas como: asma (teor de vitamina C), pressão alta (teor de potássio), doenças dos olhos (vitamina A), fortalecimento dos ossos (teor de magnésio e cálcio), para aumentar o colesterol bom (teor de niacina, vitamina B3), para aumentar a energia (pelo teor de vitamina B1), controlar a diabetes (pela fibra vegetal), reduzir o risco de ataque cardíaco (pelo teor de magnésio, que relaxa os músculos cardíacos) e para tratar anemia (teor de ferro). Leia mais aqui e aqui.
A maior parte das indicações de uso medicinal da fruta do conde são de origem empírica popular mas, diversos estudos científicos já existem que as comprovam. Se for do seu interesse, leia aqui alguns desses estudos no Google Acadêmico.
FOLHA DE LIMÃO – O BEM QUE FAZ! A RECEITA DO CHÁ
PINHÃO-ROXO, PARA QUE SERVE? USOS MEDICINAL E POPULAR
CHÁ DE HIBISCO: BENEFÍCIOS, USOS, EFEITOS E CONTRAINDICAÇÕES
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER