Índice
Pinhão-roxo, Jatropha gossypifolia, é muito conhecido pelos quintais e campos brasileiros – e também muito usado na medicina popular, nos banhos de descarrego e agora, para matar as larvas de Aedes aegypti.
Toda planta tem vários nomes populares e, o pinhão-roxo também é conhecido como pinhão-de-purga, pinhão-paraguaio e pinhão-bravo.
Esta planta tem qualidades medicinais adequadas para o tratamento de diabetes, diarreia, dores estomacais, hemorroidas, hidropsias, hipertensão, neoplasias, queimaduras, reumatismo e úlceras pépticas (leia mais aqui e também aqui).
Na medicina popular, pinhão-roxo é usado como purgativo, propriedade devida aos glicosídios presentes na casca da semente que estimulam a musculatura gastrointestinal.
As qualidades medicinais do pinhão-roxo o incluíram na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) refletindo o interesse do Ministério da Saúde na confecção de produtos fitoterápicos com base nesta planta.
Porém, pinhão-roxo é planta tóxica por conter toxalbumina no fruto e nas folhas. A toxalbumina produz sintomas como náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e sanguinolenta, até dispneia, arritmia e parada cardíaca. Também seu látex (leite) e os espinhos podem causar, em pessoas sensíveis, dermatites de contato.
Mas, no uso popular, atributo de benzedeiras e curandeiras, o pinhão-roxo é usado em benzimentos contra mau olhado, para puxar doenças, para descarregar energias negativas (em banhos), na limpeza das casas (varre-se a casa com uma vassoura feita com folhas de pinhão roxo). Esta é uma erva de fogo, quente, segundo o entendimento religioso afrodescendente, portanto o banho de pinhão-roxo é adequado de se tomar só à noite, dos ombros para baixo – garantirá uma noite de sono descansado e aliviará dores musculares, limpando a aura sobrecarregada de energias negativas.
Mas, o chá das folhas de pinhão-roxo também é usado para lavar feridas abertas pois tem ação antisséptica e cicatrizante e, o seu látex, ao ser pingado sobre um corte, tem a propriedade de estancar o sangue ajudando na rápida cicatrização.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Piauí determinou a eficácia do chá de folhas do pinhão-roxo no controle das larvas do Aedes aegypti.
Segundo os pesquisadores, o estudo iniciou em 2013, continua em fase experimental e seu objetivo é determinar a melhor maneira de se usar, de forma extensiva, o chá de pinhão-roxo, planta muito abundante no Piauí, para fazer o controle das larvas de mosquitos nas regiões urbanas. Já foi comprovada a eficiência do chá das folhas de pinhão-roxo na morte das larvas.
Deixo aqui esta música, “Galho de Pinhão Roxo”, que canta a tradição de descarrego e proteção, com galhos de pinhão roxo, nas mãos da rezadeira, contra o mau olhado.
Leia mais sobre plantas e seus usos:
REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS
ARRUDA, UMA PLANTA DE MUITOS USOS E TRADIÇÕES
BENZEDEIRAS, REZADEIRAS, CURANDEIRAS: A CURA PELA NATUREZA E PELA FÉ
PLANTAS TÓXICAS PERIGOSAS PARA NOSSOS PET’S
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 01/02/2021 às 11:52 pm [+]
Cómo o pião roxo é medicinal, se é tóxico?