Índice
A sálvia (Salvia officinalis) é uma planta arbustiva, perene, originária da região mediterrânica cujo nome já diz o que ela é capaz de fazer.
O nome do gênero (Salvia) deriva do latim “salvus”, que significa salvar, seguro, bem, saudável. O nome antigo indicava este grupo de plantas com supostas propriedades medicinais, enquanto o termo officinalis, também do latim, significa pertencente a uma oficina, ou seja, engloba plantas cujos usos terapêuticos ou culinários são conhecidos e cujas propriedades são reais ou pressupostas.
Popularmente a sálvia também é conhecida por sálvia-comum ou sálvia-das-boticas.
Conheça aqui algo sobre os benefícios que a sálvia pode aportar, especialmente, para as mulheres.
Esta planta aromática é usada por todas as medicinas populares europeias (existem diversas espécies de sálvia, tanto em regiões mais frias onde os invernos são fortes como nas regiões desérticas) e todas, de alguma maneira, são medicinais.
Rica em vitaminas A, K, ferro, vitaminas B6 e B9, cálcio, fósforo e magnésio, além de nutritiva, a planta é medicinal.
A sálvia é um potente expectorante e “limpador de catarros ocultos” – se você tomar chá de sálvia por 7 dias verá que até onde você não imaginava que houvesse catarros ou mucos, estes brotarão e se limparão.
Portanto, se você estiver resfriado, com o peito pesado, apele para a sálvia, tanto na forma de chá como na de inalação (um pouco do chá de sálvia misturado soro fisiológico é um ótimo recurso em casos de bronquites, rinites e processos semelhantes, se usado em um vaporizador ou inalador, por exemplo).
A sálvia também é febrífuga e antitussígena. Com suas propriedades medicinais, é uma planta presente na medicina chinesa e na ayurveda e, historicamente, sempre foi apreciada pelos romanos.
Mas, esta planta é especialmente poderosa para as mulheres, para tratar problemas do ciclo menstrual (amenorreia – falta de ciclo menstrual ou menstruação escassa – e cólicas menstruais) e sintomas da menopausa (reduz os fogachos e outros males desta fase da vida).
Este efeito específico é derivado de alguns dos polifenóis que a sálvia contêm, que ajudam a equilibrar o sistema hormonal.
Também a sálvia pode ajudar as mulheres com problemas de retenção de líquidos (de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada e nas dores de cabeça que acompanham os desequilíbrios hormonais.
Um banho de assento com chá de sálvia é especialmente efetivo nos casos de cistite e ressecamentos vaginais incômodos.
A sálvia é fácil de se cultivar mas, não é comum que no Brasil esta erva tão benfazeja integre os jardins das casas.
Você pode plantar sálvia através de sementes (peça Salvia officinalis pois existem inúmeras variedades ornamentais, com flores vermelhas, que não têm as mesmas qualidades curativas) ou por estaca (ramas).
Esta planta não gosta é de excesso de umidade (as regas frequentes são necessárias só no período de brotamento das sementes e crescimento das mudas).
Se for plantar no jardim, deixe no tempo e só regue se a chuva falhar mais de uma semana mas, se for plantar em vasos, tenha cuidado de escolher uma terra orgânica mais para o argiloso, porém que tenha boa drenagem.
Um dos problemas de cultivo da sálvia é o apodrecimentos das suas raízes pelo excesso de água no solo.
Um punhado de folhas frescas é o suficiente para você fazer um litro de chá – faça infusão, quer dizer, não ferva as folhas mas coloque-as na água fervente, apague o fogo, tampe e deixe abafado por uns 10 minutos antes de tomar. Uma xícara de chá se faz com 4 folhas de sálvia, essa é a dose boa. Tome até 4 xícaras ao dia.
Pelos seus efeitos no equilíbrio hormonal, a sálvia não é recomendada para grávidas.
O banho de sálvia também é um ótimo relaxante e, na falta da sálvia em folhas, você poderá usar algumas poucas gotas de óleo essencial de sálvia para este fim.
Os defumadores de sálvia são excelentes para a limpeza energética dos ambientes e para a melhoria do seu estado de ânimo. Para isso, queime um galho seco de sálvia, com suas folhas, e passeie com ele pela casa. Dizem que os maus espíritos se afastam da casa que usa sálvia como defumador. Aliás, o seu aroma é delicioso.
Algumas outras espécies de sálvia também são usadas medicinalmente: Salvia alba e Salvia Sclarea, dentre outras menos conhecidas. A Salvia divinorum, originária das regiões desérticas do México e Califórnia é usada em rituais indígenas e é uma planta enteogena potente (com o seu uso ritualístico, que é proibido no Brasil, o usuário bem preparado poderá alcançar outros níveis de consciência mas, também poderá fazer uma “péssima viagem” – esta sálvia é perigosa, tenha cuidado).
Você pode encontrar o chá de sálvia, ou folhas secas, nas farmácias fitoterápicas, ou pela internet.
Talvez te interesse ler também:
RESFRIADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS QUE REALMENTE FUNCIONAM
BANHOS DE ERVAS: TERAPÊUTICOS E PRÁTICOS PARA O DIA A DIA
PARA DE RONCAR, PELO AMOR DE DEUS
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER