Índice
O kiwi é uma fruta de polpa verde ou amarela, produzida por algumas plantas da família Actinidiaceae, cuja variedade principal é a Actinidia deliciosa. Sua pele é de tonalidade acastanhada e no interior do fruto estão numerosas sementes pretas.
Seu sabor pode ser mais ou menos ácido, dependendo do nível de maturidade da fruta, e seu gosto é refrescante.
O kiwi é nativo da China, onde fora cultivado há 700 anos.
Além de sabor, cor e textura interessantes, este fruto traz muitos benefícios para a saúde. Rico em vitaminas C, K e E, o kiwi também é notável por sua riqueza em ácido fólico e potássio.
Conheça todas as suas propriedades medicinais e benefícios.
O kiwi é particularmente rico em vitaminas, contém 85 miligramas de vitamina C por 100 gramas. Consumir um kiwi por dia contribui para manter o consumo ideal diário desta vitamina pelo organismo.
O kiwi tem baixo teor de sódio, mas é rico em potássio, um recurso que lhe permite equilibrar os níveis destes importantes minerais na nossa alimentação.
O kiwi é composto em 84% de água, 9% de carboidratos e o restante são traços de gordura e de proteínas. O kiwi contém cerca de apenas 44 quilocalorias por 100 gramas.
Além da vitamina C, o kiwi contém vitamina E que ajuda a proteger o corpo do envelhecimento dos tecidos, sendo considerado um poderoso antioxidante.
Quanto aos sais minerais, 100 gramas de kiwi fornecem 70 miligramas de fósforo, 25 miligramas de cálcio, 0,5 miligramas de ferro e não mais de 5 gramas de sódio. Kiwis também contêm fibras vegetais úteis para promover o bom funcionamento dos intestinos.
Seu alto teor de potássio (400 miligramas por 100 gramas) faz com que o kiwi seja especialmente recomendado para aqueles que sofrem de pressão arterial elevada, pois a base da hipertensão pode ser um desequilíbrio na relação entre o sódio e o potássio, o que poderia ser reequilibrado com a alimentação.
O kiwi é considerado um alimento benéfico para a proteção do organismo contra o câncer e na proteção do DNA. O kiwi ajuda a proteger o organismo contra doenças por causa do seu elevado teor de vitaminas e minerais. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Rutgers, o kiwi é a fruta com maior densidade de nutrientes.
Apreciar o kiwi pode também ser de ajuda para aqueles que sofrem de asma, uma vez que estudos científicos têm demonstrado sua capacidade de reduzir os sintomas mais típicos, como a tosse noturna e a dificuldade em respirar.
Este estudo sugere que comer de 2 a 3 kiwis por dia reduz significativamente o risco de coagulação do sangue. Acredita-se que seus efeitos sejam semelhantes aos de uma dose diária de aspirina para quem a usa para o coração. A aspirina é um medicamento inibidor de plaquetas, e como tal, reduz a incidência de doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
O teor de fibras presente nesta fruta ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue, bem como a regular a absorção de açúcares no decurso da digestão, enquanto que a sua riqueza de vitamina C é considerada benéfica não só para reforçar o sistema imunitário, mas também para proteger os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e reduzir o estresse oxidativo no corpo.
Ricos em fibra, kiwis são bons para a digestão, mas além disso, eles também contêm uma enzima chamada actinidina, que ajuda na quebra das proteínas, como revelou este estudo. Se você tiver problema para digerir alimentos proteicos converso com teu médico sobre este estudo.
Pela riqueza do kiwi em vitamina C, dá para imaginar que essa fruta fortalece o sistema imunológico, o que ajuda a evitar doenças. Este estudo sugere que o kiwi é como uma receita médica diária para saúde.
Kiwis podem proteger os olhos da degeneração macular, que é a principal causa de perda de visão. Este estudo sugere que comer 3 porções de frutas e verduras por dia reduz a degeneração macular. Este efeito provavelmente se dá por causa dos altos níveis de vitaminas antioxidantes e carotenóides, presentes também no kiwi.
Se você não adora essa fruta mas se interessou pelos seus benefícios, saiba que um suco de kiwi pode ser a solução para esse teu “problema”. Vamos à receita? Confira no vídeo abaixo como fazer um suco refrescante de kiwi que é uma delicia e leva poucos ingredientes (kiwi, folhas de hortelã, água gelada e açúcar – opcional)…. e bom apetite!
Em casos raros pode causar irritação em peles muito sensíveis, alergias em pessoas alérgicas às frutas cítricas, diarréias, cólicas, gastrite e úlceras em pessoas sujeitas à estes distúrbios.
Alguns sinais de alergia ao kiwi podem ser coceira na garganta, inchaço da língua, dificuldade para engolir, vômito e diarreia.
Em casos raros, kiwis podem retardar a coagulação do sangue, aumentando o sangramento, sendo portanto contraindicado à pessoas com distúrbios hemorrágicos, àqueles que farão uma cirugia em breve ou a fizeram a pouco tempo.
Kiwi também é contraindicado àqueles que têm, ou tiveram, diverticulite.
Consumir 2 ou 3 frutos por dia é super saudável para aqueles que não se enquadram nos casos de alergia acima descritos. Além disso, todo exagero faz mal.
Mas existem também suplementos feitos à base do extrato da fruta, que devem ser tomados somente mediante prescrição médica, como acontece com qualquer outro suplemente, principalmente àqueles que tomam algum tipo de medicamento.
Talvez te interesse ler também:
10 RAZÕES PARA COMER MELANCIA DIARIAMENTE
O FIGO, ESTA POUCO CONHECIDA E IMENSAMENTE RICA FRUTA
FAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 02/05/2021 às 1:16 am [+]
Grato por compartilhar seus conhecimentos, adorando a as dicas do blog para vida saudável. Quando puder visita la nosso site também. Parabéns pelo seu trabalho.