Índice
Tofu é um alimento produzido a partir da soja que apresenta uma textura firme (como a do queijo), sabor delicado e cor branca cremosa.
Os chineses descobriram o tofu há mais de dois mil anos, mas esse rico alimento também passou a fazer parte da alimentação japonesa e coreana. No ocidente, não se sabe ao certo quando o tofu chegou, mas o dicionário espanhol Vocabulario da Lingoa de Iapam, de 1603, traz o que é considerado o primeiro registro da palavra na Europa.
O tofu é feito de leite de soja e seu processo de fabricação é muito parecido com o do queijo fabricado a partir do leite, tendo ambos a mesma consistência. É, por isso, muito conhecido por queijo de soja.
O seu sabor é suave e combina com vários tipos de receitas. Na culinária asiática o tofu é usado tanto em receitas doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredients.
Nutricionalmente, tem um conteúdo proteico muito rico, sendo um bom substituto da carne para os vegetarianos. Os coagulantes mais utilizados são cloreto de magnésio e nigari. É possível também coagular a proteína de soja com limão ou vinagre, mas estes alteram o sabor do tofu, além de não serem tão eficazes. Outra possibilidade é o cloreto de cálcio.
Mas não apenas os vegetarianos podem se beneficiar do tofu: adeptos de uma alimentação saudável, intolerantes à lactose e vários grupos com necessidades e ideologias diferentes recorrem a esse alimento para consumir proteína com baixo teor de gordura.
Como é um derivado da soja, o tofu tem as mesmas propriedades da leguminosa. 100 gramas do produto contêm 85% de água; 7,5 gramas de proteína; e somente 70 calorias. Ou seja, é uma fonte importante de proteínas (principalmente para os vegetarianos), além de oferecer riqueza de minerais como fósforo, cálcio e magnésio.Outra vantagem é que o Tofu é mais fácil de digerir do que o grão de soja ou a proteína texturizada de soja. Sua maior digestibilidade faz do tofu a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.
Para que as necessidades proteicas sejam supridas satisfatoriamente, é recomendável a ingestão de três porções diárias de soja ou seus derivados. Por exemplo: uma fatia de Tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja.
Pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da University of Southern California descobriram que o risco de desenvolver câncer de mama é menor entre as mulheres americanas de ascendência asiática consumidoras de fofu e outros derivados da soja. A explicação são os fitoestrógenos, substâncias químicas presentes na soja e semelhantes ao hormônio feminino.
Além de todas essas vantagens, o tofu é muito fácil de preparar. Recomenda-se que seja utilizado em seu preparo soja orgânica. Uma dica para ser usada nas receitas com tofu é bater o queijo de soja com um pouco de água no liquidificador até obter a consistência de um purê. Cinco colheres desse purê equivalem a um ovo inteiro.
* 500 g de soja em grãos
* 20 g de (4 colheres, de sopa rasas) de sulfato de cálcio (gesso)
* 1 colher de sopa de sal amargo
* Panos para fazer queijo (“pano de fralda”)
* Moldes (sugestão: usar caixas de leite longa-vida)
* Prensa (1 cartão grosso embrulhado com filme plástico)
* Pesos (pratos, latas de conserva…)
* Termômetro de cozinha
Confira aqui outras receitas para você aproveitar o tofu e todos os seus nutrientes no preparo de suas refeições.
Talvez te interesse ler também:
SEITAN: PROPRIEDADES, CALORIAS E VALOR NUTRICIONAL
RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS
IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS
Fontes: snqc e guiavegano
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER