Índice
A romã cresce em quase todas as áreas do Brasil. É uma fruta muito saborosa e pode ser consumida diretamente da planta quando madura. A romã beneficia de maneira especial todo o sistema cardiovascular, baixando o nível de colesterol ruim, fortalecendo os vasos e prevenindo problemas cardíacos, por causa dos ácidos graxos que são abundantes na fruta.
Para garganta inflamada, o chá da casca da romã é perfeito para gargarejos, pois combate os microrganismos causadores da inflamação.
Para o esgotamento físico aposte em um doce feito de romã para levantar os ânimos (pode ser um pudim, uma geleia, um bolo) ou um suco de romã que é um excelente antioxidante. Basta bater as sementes de romã no liquidificador, coar e beber. Quem tiver centrifuga pode fazer um suco centrifugado de romã.
O chá das folhas do pé de romã em compressas mornas é eficaz para amenizar a irritação nos olhos.
Estudos mostram que os ácidos gálico, elágico e protocatequínico presentes na Romã barram moléculas que danificam a estrutura celular, protegendo o organismo contra o câncer.
Os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres, os grandes agentes de envelhecimento da pele.
A seguir, 14 evidências dos benefícios comprovados da Romã:
A romã contém centenas de sementes comestíveis chamadas de arilo. Elas são ricas em fibras, vitaminas (C e B9), alguma proteína, açúcar e minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio,
As romãs contêm dois compostos com fortes propriedades medicinais: Punicalagina e Ácido Punícico, substâncias responsáveis pela maioria dos benefícios médicos. A Punicalagina é um antioxidante poderoso que contém três vezes mais atividade do que o vinho e o chá verde e o Ácido Punícico, conhecido como óleo de semente de Romã, o principal ácido graxo nos arilos.
Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres, que contribuem para uma série de doenças crônicas.
A romã possui efeitos anti-inflamatórios. Alguns testes científicos mostram que a Romã reduziu atividades inflamatórias no sistema digestivo, além de câncer de mama e células de câncer colo retal. 250 ml de suco de Romã por dia, durante 12 semanas reduziram níveis inflamatórios. A Punicalagina presente no suco da Romã foi eficaz na redução de inflamações, um dos principais problemas de muitas doenças do fígado.
A romã auxilia na luta contra o câncer de próstata. Evidências preliminares mostram que o suco da romã pode ser útil aos homens em tratamento de câncer de próstata, inibindo o crescimento de células cancerígenas e diminuindo o risco de morte.
A Romã é útil no tratamento do câncer de mama. Estudos de laboratórios mostram que o extrato de romã auxilia na luta contra o as células do câncer de mama, mais estudos com humanos são necessários para a confirmação desta descoberta.
O uso regular do suco de romã demonstrou uma diminuição da pressão arterial em duas semanas de observação.
Estudos em animais e células isoladas mostraram que o extrato de romã pode ser benéfico contra muitas formas de artrites, mais pesquisa humana é necessária para comprovar tais benefícios.
Estudos humanos mostraram que a romã pode ter benefícios contra problemas cardíacos. Melhora os níveis de colesterol bom (FDL) e diminui os danos de oxidação do colesterol ruim (LDL).
O suco de romã foi o responsável pela redução dos sintomas da disfunção erétil, mais pesquisas são necessárias.
A romã possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, úteis contra doenças comuns dentais, como a cárie, e também da gengiva (gengivite).
Os compostos da romã podem promover bactérias intestinais saudáveis e reduzir a inflamação no trato digestivo.
Evidências mostraram que a romã melhora a memória nas pessoas mais idosas e em quadros de pós-operatórios. Estudos com ratos sugerem que ela protege contra o Mal de Alzheimer.
A romã é rica em nitratos alimentares, que melhoram o desempenho em exercícios físicos.
Estudos sugerem que o extrato de romã pode ajudar a reduzir a formação de pedras nos rins, graças à sua atividade antioxidante. O extrato de romã pode ajudar a regular a concentração de oxalatos, cálcio e fosfatos no sangue, que são componentes comuns em cálculos renais.
Talvez te interesse ler também:
TRATAMENTO ANTIENVELHECIMENTO É DESCOBERTO EM ROMÃS
10 TRUQUES PARA LIMPAR E CORTAR RAPIDAMENTE FRUTAS E VERDURAS
14 ALIMENTOS LIMPADORES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER