Índice
Além do agradável sabor e inquestionável popularidade nos mais variados tipos de pratos, o feijão também é responsável por muitos benefícios para a saúde e possui tipos para todos os paladares. Talvez a característica mais conhecida do feijão seja a sua alta concentração de ferro que embasa a alimentação, proporcionando vigor e auxiliando na manutenção do corpo, afinal, o ferro tem um papel muito importante no transporte de oxigênio em nosso organismo.
O ferro, no entanto, não é a única propriedade benéfica que o feijão possui. Além das evidentes diferenças estéticas, cada tipo de feijão varia também no que pode proporcionar ao nosso organismo. Veremos a seguir os tipos mais comuns de feijão e suas propriedades benéficas.
O feijão carioca, marrom ou mesmo feijão branco em algumas regiões, é uma excelente fonte de proteínas, magnésio e fibras. Este é o tipo mais comum de feijão e está presente na alimentação diária ao menos dos brasileiros.
Comumente utilizado em pratos tradicionais como a feijoada, o feijão preto é rico em ferro. Embora tenha excelente desempenho se o compararmos aos demais na tabela nutricional que desenvolvemos abaixo, é reservado a algumas regiões apenas, não sendo tão comum diariamente.
Mesmo que possua um sabor que apeteça os mais diversos tipos de gostos, o feijão fradinho não é muito utilizado na alimentação habitual. É comum vermos este tipo de feijão sendo utilizado na culinária da região Nordeste do Brasil, como no preparo da massa de um alimento típico da região, o Acarajé.
O feijão branco tem um sabor muito parecido com o do feijão carioca, porém também não é regularmente utilizado na cozinha diária. As aplicações mais comuns deste tipo de feijão incluem o preparo de saladas e até mesmo de dobradinhas.
Estes são os resultados que vemos ao compararmos as propriedades de cada tipo de feijão. Abaixo mostramos suas características nutricionais a cada 100g, tradicional porção que acompanha um prato:
Carioca: 1,3 mg
Preto: 1,5 mg
Fradinho: 1,1 mg
Branco: 2,4 mg
Carioca: 27 mg
Preto: 29 mg
Fradinho: 17,5 mg
Branco: 69,0 mg
Carioca: 8,5 g
Preto: 8,4 g
Fradinho: 7,5 g
Branco: 10,5 g
Carioca: 4,8 g
Preto: 4,5 g
Fradinho: 5,1 g
Branco: 8,2 g
Carioca: 76 kcal
Preto: 77 kcal
Fradinho: 78 kcal
Branco: 140 kcal
Vemos assim que mesmo que algum tipo específico de feijão ofereça mais ferro, como o branco por exemplo, ele também oferece uma maior quantidade de calorias em uma mesma porção de outros tipos. Portanto, é possível entender como alguns pratos se consolidaram com determinados tipos de feijão, tal qual a salada para o branco, uma vez que servirá como acompanhamento, ou a feijoada com feijão preto, pois oferece mais ferro e cálcio que o carioca.
Muitos são os benefícios do feijão para a saúde. Independente do tipo de feijão consumido, justamente por apresentarem características nutricionais muito semelhantes, é possível trazer resultados muitos positivos mantendo uma alimentação balanceada.
Uma pesquisa do Instituto de Agronomia de Campinas (IAC) mostra que o feijão é rico em isoflavona, e embora o nome possa assustar, este ácido na verdade é responsável por prevenir doenças coronárias. Além disso, a isoflavona é também auxiliar na reposição de hormônios em mulheres.
Outra característica importante já apontada por muitos pesquisadores é a de que o feijão pode auxiliar na redução do colesterol, pois além oferecer uma quantidade expressiva de fibra solúvel que desempenha um importante papel no sangue, possui também saponinas e fitosteróis, que atuam justamente na redução do colesterol.
Além disso, o feijão pode ajudar na perda de peso, pois é capaz de gerar rapidamente a saciedade no corpo, fazendo assim que com a necessidade de ingestão diminua uma vez que o organismo se dará por satisfeito com uma menor quantidade de alimento.
Talvez te interesse ler também:
LENTILHA: BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO COZINHAR
AS 5 LEGUMINOSAS MAIS SAUDÁVEIS DO PLANETA
5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL
10 ALIMENTOS ENLATADOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER