Índice
Quando a gente lembra do chá da carqueja já sente aquele amargo na boca. É amarga demais a carqueja, e faz um bem danado para quem a toma com rotina. Como uma grande quantidade de plantas amargas, é boa para o fígado pois é uma super-depurativa, desintoxicante e hepatoprotetora.
Vamos conhecer tudo sobre essa planta:
A carqueja amarga, Baccharis trimera, é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, também considerada “daninha” pois invade cultivos. Mas, não é daninha para o ser humano que, em sabendo usar, tirará muitos benefícios do seu chá.
Na nossa região também encontramos a carqueja-doce, ou carquejinha, (Baccharis articulata). Outra planta de mesmo nome, a Carqueja-ibérica (Pterospartum tridentatum) é diurética e também usada como condimento culinário.
A carqueja é muito rústica, uma planta originária da América do Sul, de fácil cultivo e resistente ao fogo. Quando ocorre queimada em área de carqueja, esta planta é das primeiras a se restabelecer dominando o ambiente.
Pode ser plantada em vasos e jardineiras, em casa, e assume a forma de pequenas moitas arredondadas.
É usada em chás emagrecedores e no chimarrão gaúcho, na aromatização de licores e vinhos e na fabricação de vassouras rústicas.
Seu uso medicinal é reconhecido como antipirética, antiespasmódica, digestiva, hepatoprotetora, anti-helmíntica, antirreumática e diurética.
A carqueja-doce também é nativa da América do Sul, crescendo em áreas rochosas e arenosas no sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Esta é uma erva considerada anti-hipertensiva, e que tem bons resultados portanto, quando tomar, se não for hipertensa, saiba que ela vai baixar sua pressão arterial.
O uso das carquejas, qualquer das variedades, é seguro desde que observadas as doses já consagradas na medicina popular.
INGREDIENTES
Como base, saiba que o chá de ervas frescas é feito com
MODO DE FAZER
Já o chá feito com ervas secas requer:
INGREDIENTES
MODO DE FAZER
DOSAGEM
Particularmente, eu confio nas indicações do site Plantas que Curam pois sei que estão fundamentadas em pesquisas técnicas sérias e antigas mas, você deve sempre “ouvir” seu próprio corpo e, principalmente, testar sua sensibilidade pessoal para encontrar a dose mais adequada ao uso pretendido.
Talvez te interesse ler também:
BELDROEGA, UMA PLANTINHA DE NADA QUE VALE DE TUDO
REMÉDIOS CASEIROS COM EFICÁCIA CIENTÍFICA COMPROVADA
5 REMÉDIOS NATURAIS PARA INFECÇÃO DE GARGANTA
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER