Índice
Melancia é uma fruta redonda, verde por fora, vermelha por dentro e muito doce, pelo menos o tipo de melancia mais comum aqui no Brasil. Sim, porque em outros lugares existe melancia branca, amarela, amarga, seca, enfim, uma grande variedade. Melancia, além de ser amada no nosso país, é uma fruta muito rica em nutrientes. Conheça aqui todos os seus benefícios.
Bom, mas aqui no Brasil, melancia é fruta que dá o ano todo pois, de região para região, pode-se semear melancia, e esperar bons cultivos, sempre que a temperatura variar entre 18 e 25° C, e nas regiões mais quentes, com irrigação, sem problema dá em qualquer estação. Mas, além de doce e extremamente refrescante, a melancia também é muito nutritiva. Seu valor calórico, no entanto, é bastante baixo, sendo que, 100 gramas de melancia correspondem a 31 calorias – assim, pode-se comer à vontade, quanta melancia se quiser.
Mas, a melancia não é apenas gostosa, não! Esta é uma fruta que tem 90 % de água na sua composição, razão pela qual é muito boa para promover a rehidratação do organismo e limpeza do trato intestinal.
Tem propriedades medicinais reconhecidas para problemas de pressão alta, por sua ação desintoxicadora dos rins e reumatismo e gota, por promover a eliminação do excesso de ácido úrico além de ser suavemente diurética.
Para além desses casos, também é usada com eficácia no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, e cistites.
Todas essas formas de uso são bastante conhecidas dos mais antigos e, também dos médicos mais modernos, que usam o aporte da medicina natural em sua prática.
Na composição nutricional da melancia temos hidratos de carbono, betacaroteno e vitaminas do complexo B para além de significativas quantidades de cálcio, fósforo e ferro. Outros dois compostos que a melancia tem em abundância são o licopeno e a glutationa, responsáveis pela proteção do nosso organismo contra o câncer e a oxidação celular.
Normalmente jogávamos fora as sementes da melancia, sem saber para que serviriam. As sementes da melancia contêm magnésio, vitaminas A, B e C, ferro, antioxidantes, manganês, cálcio, gorduras poliinsaturadas e monosaturadas. Essas vitaminas e sais minerais são responsáveis pela manutenção da saúde do coração pois agem na redução da pressão arterial. Quando engolidas as sementes não são absorvidas e passam direto sendo excretadas rapidamente mas, se moídas e usadas em chá, também são muito boas para a digestão pois, suas fibras funcionam como um poderoso limpador do trato digestivo.
Outro efeito medicinal do chá de semente de melancia é derivado da sua atuação sobre os resíduos renais, ajudando na sua eliminação e mantendo o trato urinário saudável. Sua ação diurética é suave e equilibrada ajudando o organismo nos casos de retenção hídrica.
O chá de semente de melancia deve ser feito na proporção de 4 colheres de sopa de sementes para cada litro e meio de água. Ferve-se as sementes por 15 minutos, côa-se o líquido para um recipiente de vidro com tampa e guarda-se na geladeira. O recomendado é beber 1 a 2 copos deste chá, ao dia, podendo ser adoçado com mel, ao gosto.
Outra forma de se usar as sementes de melancia é moídas e acrescentadas a receitas diversas, cozidas ou crúas, em sucos, cremes, saladas ou em acréscimo a pratos salgados. O que importa é comê-las, de acordo com a necessidade.
Talvez te interesse ler também:
SUCO DE MELANCIA: DETOX E REFRESCANTE
MELANCIA CONTRA O COLESTEROL E DOENÇAS CARDÍACAS
SUCOS PARA EMAGRECER COM SAÚDE E ENERGIA!
SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER