Índice
Margarida é a denominação popular de duas espécies de plantas: a Bellis perennis e a Leucanthemum vulgare. Ambas possuem diversos usos, tanto na culinária quanto na medicina popular, caracterizam-se por suas flores brancas com pétalas em forma de raio e um disco amarelo no centro. Neste conteúdo, vamos explorar os usos comestíveis e medicinais de cada uma dessas espécies.
Conheça as propriedades comestíveis e medicinais da espécie de margarida denominada Bellis perennis:
Conheça os usos comestíveis e medicinais dessa espécie de Margarida:
Apesar dos benefícios associados a ambas espécies de margarida, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais, especialmente se houver condições médicas preexistentes ou se estiver grávida.
Em alguns casos, pode ocorrer sensibilidade à margarida, resultando em reações alérgicas em algumas pessoas. Portanto, é essencial realizar testes de sensibilidade antes de utilizar a planta de forma extensiva.
No vídeo abaixo, a especialista em plantas Érika Canton fala sobre a margarida e seus potenciais culinários e curativos:
Ver essa foto no Instagram
Além de ser uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), a margarida é uma das flores comestíveis mais fáceis de se achar, resistente, fácil de plantar e cuidar. Além de linda e delicada, é também uma planta cheia de significados.
Você já conhecia todos esses usos incríveis da margarida?
Fontes:
Veja mais plantas comestíveis e medicinais em:
Perpétua: Planta ornamental com poderes medicinais e uso comestível
Dente-de-Leão: Benefícios, usos culinários e medicinais
Moringa: Todas as propriedades medicinais, os usos culinários e como plantar
10 Plantas Medicinais de uso Consagrado pelos Brasileiros
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER