Índice
A planta peiote (Lophophora williamsii) é um cacto nativo do México e do sudoeste dos Estados Unidos, que contém uma substância psicoativa chamada mescalina. Tradicionalmente, é usada por povos indígenas em práticas religiosas. Saiba mais sobre essa planta ancestral, sagrada e espiritual.
Peiote (também conhecido como mescalito) é uma planta que cresce em áreas desérticas. É usada há milhares de anos por povos indígenas das Américas do Norte e Central em rituais espirituais.
A substância ativa no peiote, a mescalina, é um alcalóide que pode induzir estados alterados de consciência, levando à sensações de conexão espiritual.
Embora o uso de peiote em contextos religiosos seja legal em algumas partes dos Estados Unidos e do México, a planta é considerada ilegal em alguns outros países e pode ser altamente perigosa se mal utilizada.
A planta peiote é considerada sagrada em muitas tradições indígenas e é usada para induzir estados de transe e meditação profunda.
Essa planta é usada em cerimônias de cura por alguns povos indígenas, entre os quais os Huichol e os Navajo.
Além do uso espiritual, esse cacto vem sendo pesquisado para usos terapêuticos, como por exemplo este estudo preliminar, que investigou o uso da mescalina contida no cacto peiote, como alternativa terapêutica para tratar transtornos mentais, e detectou melhorias em casos de depressão e ansiedade.
Apesar desses indícios promissores, há necessidades de mais estudos sobre os efeitos dessa substância.
A mescalina contida neste cacto. é um alcalóide psicodélico que produz diversos efeitos alteradores da consciência. Os efeitos da planta peiote variam de pessoa para pessoa, mas geralmente podem ocorrer com:
A mescalina pode causar alterações perceptivas, levando à experiências visuais e auditivas intensas e vívidas.
As pessoas que consomem peiote podem sentir que o tempo está passando mais devagar ou mais rápido do que o normal, e podem ter uma sensação de desapego do espaço ao seu redor.
A mescalina pode aumentar a sensibilidade tátil, termoestesia (sensibilidade à temperatura) e até mesmo a dor.
Os usuários de peiote podem experimentar uma amplificação de emoções, incluindo alegria, medo, ansiedade e euforia.
A planta peiote pode causar náuseas e vômitos, principalmente quando consumida em altas doses.
Embora o peiote seja usado em contextos culturais específicos e tenha propriedades psicoativas, a sua legalidade e classificação como droga pode variar de país para país, de acordo com a legislação local.
Em alguns países, o uso de peiote é permitido para fins religiosos e culturais, enquanto em outros é considerado ilegal, como, por exemplo, no Brasil.
Segundo informações da UFRJ, no Brasil, tanto o peiote quanto a mescalina têm uso proibido (incluindo cultivo e comercialização da planta) através da portaria n° 28, de 13 de novembro de 1986, da Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária.
Apesar de não ser legalizado cultivar peiote no Brasil, é possível encontrar essa espécie de cacto em nosso país, quando há permissão apenas para fins científicos e mediante autorização dos órgãos competentes.
Os demais casos estão sujeitos à punições severas, incluindo o confisco da propriedade onde estiver o cultivo, sobretudo quando localizado em áreas rurais.
Veja nesta imagem, publicada na página Gisleneh Flores, como é esse cacto e sua linda flor:
Ver essa foto no Instagram
O peiote é considerado pelas culturas indígenas uma planta sagrada e uma forma de se alcançar um estado de iluminação espiritual.
Para essas culturas, o peiote representa a conexão com a natureza e com os ancestrais, bem como a união entre a terra e o céu.
Ele é frequentemente usado para purificação e como meio de buscar orientação espiritual.
Além disso, o peiote é visto como planta poderosa para:
Devido a todos estes atributos místicos e espirituais, o peiote é considerado uma planta divinal.
Fontes:
Para mais usos e benefícios de plantas, veja:
Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada
Erva-de-cabra-chinesa: Para que serve, usos e benefícios
Flor Angélica: Significado, simbolismo, usos e benefícios
Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios
Tagua: Planta-elefante, marfim vegetal. Usos e benefícios
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER