Índice
Teixo (Taxus baccata) é uma árvore milenar, bela, frondosa e robusta, frequentemente cultivada para embelezar jardins e áreas paisagísticas. Além de ser muito ornamental, é medicinal e possui um forte simbolismo espiritual.
Conheça essa maravilhosa árvore ancestral com as informações a seguir.
Teixo (Taxus baccata) é uma árvore perene encontrada nas regiões temperadas da Europa, Ásia e partes da África do Norte, que também tem sido sendo cultivada em outras partes do mundo.
“Taxus” vem do grego “taxon”, que significa “arco”, pois o teixo era frequentemente usado para fazer arcos na Grécia antiga; e “baccata”, vem do latim “bacca”, que significa “baga”, uma referência ao seu fruto carnudo, vermelho, brilhante e venenoso para os seres humanos e animais.
Saiba identificar o teixo (Taxus baccata) através das imagens abaixo:
O teixo é amplamente cultivado como árvore ornamental e para a fabricação de medicamentos. A casca, folhas e sementes dessa árvore contêm diversos compostos com propriedades químicas únicas que, quando isolados, podem ser úteis no tratamento de vários tipos de doenças.
Embora o teixo tenha esse potencial medicinal, é importante alertar que a ingestão da planta pode ser tóxica e, dependendo da dose, letal.
Um estudo publicado no Jornal Internacional de Fitomedicina e Fitoterapia investigou pela primeira vez o perfil de compostos flavonoides de extratos de agulhas de Taxus baccata cultivadas na Argélia, e avaliou suas atividades antioxidantes. Segundo a conclusão do estudo:
Os compostos químicos do teixo são promissores para uso medicinal e farmacêutico por suas várias propriedades como:
O principal composto responsável pelo efeito antitumoral do teixo é o paclitaxel, que é um agente quimioterápico usado no tratamento de câncer de mama, ovário e pulmão. A paclitaxel é extraída das folhas e casca do teixo. No entanto, é importante notar que se trata de uma substância altamente tóxica e só deve ser utilizada sob orientação médica e em ambiente hospitalar.
As casca, folhas e sementes dessa árvore contêm compostos chamados taxoides, que possuem propriedades químicas únicas que podem ser úteis no tratamento de vários tipos de câncer.
Contém vários compostos antioxidantes, incluindo vitaminas C, E e flavonoides que ajudam a prevenir danos celulares causados por radicais livres, protegendo contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Possui vários compostos anti-inflamatórios, incluindo taxoides e flavonoides. Esses compostos ajudam a reduzir a inflamação no corpo e podem ser úteis no tratamento de doenças inflamatórias como artrite.
Por conter compostos flavonoides e taxoides, o teixo pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Esses compostos auxiliam a reduzir o colesterol e a pressão arterial, além de melhorar a saúde dos vasos sanguíneos.
Aviso: É importante lembrar que o uso do teixo e qualquer planta para fins medicinais deve ser supervisionado e orientado por um profissional de saúde qualificado.
Como já dito, o teixo é uma planta extremamente tóxica para humanos e animais. Todas as partes da planta, incluindo folhas, sementes e madeira, contêm um composto químico chamado taxina, que é altamente venenoso e pode causar morte se ingerido em quantidade inadequada.
Os sintomas da intoxicação por teixo podem incluir náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, tontura, fraqueza, dores cardíacas irregulares, convulsões e até mesmo coma. Em casos graves, uma intoxicação pode ser fatal.
Se houver suspeita de que uma pessoa ou animal tenha sido exposto ao teixo, é importante procurar ajuda médica ou veterinária imediatamente.
Embora a casca e as folhas do teixo contenham alcalóides que têm sido usados historicamente em algumas culturas para tratar dores de cabeça, reumatismo e outras condições, é importante ressaltar que esses compostos podem ser tóxicos e devem ser usados apenas sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.
Reforçando, o teixo (Taxus baccata) é uma planta venenosa e altamente tóxica, portanto não é recomendável usar suas partes para fazer remédios caseiros ou preparações culinárias.
A ingestão de partes do teixo pode causar sintomas graves como vertigem, convulsões, coma e até morte.
O teixo não é natural do Brasil, porém pode ser cultivado em nosso país e outras partes do mundo, desde que em condições adequadas e/ou adaptadas, pois é uma árvore que aprecia clima temperado.
Para cultivar no Brasil ou em outras partes do mundo, o teixo requer cuidados especiais:
O teixo cresce melhor em áreas com clima temperado, mas pode tolerar um clima mais quente se mantido em áreas sombreadas e úmidas. Ele prefere solos saudáveis, bem drenados e ricos em matéria orgânica.
Escolha um local de plantio, que seja sombreado e protegido do vento. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e não fique encharcado.
O teixo pode ser propagado a partir de sementes ou estacas.
Sementes
O plantio de sementes de teixo pode ser um processo demorado e levar até um ano ou mais para que as sementes germinem.
Passos para plantar sementes de teixo:
Estacas
Seguem os passos para plantar estacas de teixo:
Observações: O teixo cresce lentamente, então, pode levar alguns meses antes que as estacas comecem a crescer.
Tenha em mente que a taxa de sucesso do enraizamento da estaca do teixo pode variar e que nem todas irão enraizar.
Precisa de rega regular e também é indicada fertilização com composto orgânico, que pode ser um adubo vegetal, para fornecer os nutrientes necessários para o crescimento saudável.
A poda ajuda a manter o teixo robusto e permite dar uma formato a esta árvore. O período ideal para a poda é no final do inverno ou início da primavera.
O teixo é uma planta tóxica e requer cuidados especiais, como:
A varinha de teixo é um objeto ficcional que aparece na série de livros e filmes de Harry Potter, criada pela autora britânica JK Rowling. Na história, essas varinhas são consideradas muito poderosas. Harry Potter possui uma varinha de teixo para enfrentar o seu principal adversário, o Lord Voldemort.
O teixo era considerada uma árvore sagrada em várias culturas ancestrais, por isso tem uma longa história em várias mitologias:
Os druidas consideravam o teixo como um símbolo de morte e renascimento, devido à capacidade dessa árvore renascer após ser cortada. O teixo também era associado à imortalidade e era usado em rituais funerários para proteger e guiar as almas dos mortos.
Na mitologia nórdica, o teixo era considerado uma árvore de Yggdrasil, a Árvore do Mundo que conectava os nove reinos da mitologia nórdica. O teixo era visto como uma árvore sagrada que representava a morte e a vegetação da vida.
Nesta mitologia, o teixo era associado à Hécate, a deusa da magia, dos mistérios e da noite.
Na mitologia romana, o teixo era associado ao deus Baco, o deus do vinho e das festas. Acredita-se que Baco tenha feito sua coroa de teixo, e que o teixo tenha sido usado como uma planta medicinal em algumas práticas romanas.
O teixo é uma árvore que possui uma simbologia espiritual profunda em várias tradições milenares. Algumas dessas simbologias incluem:
Por ser uma árvore que pode viver por mais de mil anos, o teixo simboliza vida longa e sabedoria.
A longevidade do teixo também é vista como uma representação da imortalidade e da eternidade. Em algumas tradições, acredita-se que a alma das pessoas que foram enterradas sob um teixo continuarão a viver na árvore.
Em algumas culturas, acredita-se que esta árvore possa proteger a alma de espíritos malignos e que também tenha o poder de curar.
O teixo vem sendo associado à espiritualidade. Algumas tradições acreditam que a árvore é um portal para o mundo dos espíritos e que é possível se comunicar com os mortos por meio dela.
Com tantos poderes que essa árvore tem, dá até para considerá-la um Mago Vegetal da Natureza!
Fontes:
Para mais conteúdos sobre usos e benefícios de plantas, veja:
Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada
Erva-de-cabra-chinesa: Para que serve, usos e benefícios
Flor Angélica: Significado, simbolismo, usos e benefícios
Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios
Tagua: Planta-elefante, marfim vegetal. Usos e benefícios
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER