Índice
Brahmi, a Bacopa monnieri, é uma planta que auxilia na potencialização da memória, aprendizagem, concentração e diminui o estresse mental, auxiliando até na prevenção do Alzheimer.
Essa planta tem propriedade adaptógena, por isso promove resistência ao estresse e combate os radicais livres.
Saiba mais com as informações a seguir.
Bacopa monnieri também é conhecida como:
Bacopa monnieri é uma erva medicinal que cresce nas zonas úmidas de diversas partes do mundo: Ásia, África, Austrália, Europa e América.
A primeira menção à Bacopa monnieri ocorre em textos sagrados indianos do século VI, incluindo o Atharva-Veda. Os antigos estudiosos védicos usavam essa planta para auxiliar nos estudos e na memorização de longos hinos e escrituras. Até por isso, essa planta vem sendo utilizada milenarmente na Ayurveda.
Nessa antiga medicina indiana, a planta é chamada Brahmi porque, segundo sua tradição, o nome foi dado pelo deus hindu Brahma.
De acordo com a medicina ayurvédica, a Brahmi é quente, pungente (melhora o ânimo), purificante, amargo (bom para o fígado), tem efeitos laxantes e é útil contra úlceras, indigestão, contra excesso de bile e aumento do baço.
No passado também era usada para tratar doenças mais graves, como hanseníase (lepra) e anemia.
Espiritualmente, a Bacopa monnieri era usada para problemas psíquicos, causadores de aflições da alma.
A Brahmi também tem sido usada na medicina tradicional persa-árabe, denominada Unani, sendo essa planta conhecida como Jal Brahmi.
Essa planta promove diversos benefícios à saúde:
Bacopa monnieri é indicada, principalmente, para:
Essa planta pode ser utilizada na forma de:
Dosagem de Bacopa monnieri
A dosagem vem no rótulo do produto, de acordo com a porção da planta em sua forma de utilização,
Atenção: Consulte o médico ou fitoterapeuta antes de fazer uso medicinal desta planta, para averiguar possíveis contraindicações ou interações medicamentosas.
Em indivíduos mais sensíveis podem ocorrer:
Estes efeitos podem ser consequentes das saponinas presentes na planta que podem causar incômodo gastrointestinal.
Eventualmente, a Bacopa monnieri pode causar também palpitações, boca seca, sede e fadiga muscular.
Seu uso é contraindicado nos seguintes casos:
Alguns estudos foram feitos em humanos para avaliar a eficácia dessa planta:
Estudo 1
Um estudo foi desenvolvido com a finalidade de avaliar a eficácia e tolerabilidade do extrato de Bacopa monnieri em idosos. Os resultados sugerem que essa planta melhorou as funções cognitivas como atenção e memória verbal em indivíduos idosos, além de ter sido bem tolerada.
Estudo 2
Este outro estudo investigou os efeitos do extrato seco de Bacopa monnieri na função cognitiva, afetiva e sua segurança e tolerabilidade em 48 idosos saudáveis (65 anos ou mais).
Tal pesquisa forneceu evidências que Bacopa monnieri apresenta potencial seguro em melhorar a memória verbal tardia no envelhecimento.
Estudo 3
Neste outro estudo foi investigado a efetividade de Bacopa monnieri no desempenho da memória em 81 voluntários acima de 55 anos. Os resultados demonstraram que a planta melhorou significativamente o aprendizado verbal, bem como a aquisição e retenção de memória em pessoas saudáveis com idade avançada.
Como visto, esta erva tem o poder de resgatar funções essenciais que são necessárias para o bom discernimento e a lucidez, que podem ser reduzidas ou até ser perdidas com o avanço da idade e até se converter em Doença de Alzheimer.
Você já conhecia essa erva?
Fontes:
Para mais Usos e Benefícios de Plantas Medicinais veja:
Mil-folhas: Planta medicinal amiga das mulheres. Usos e benefícios
Moringa oleifera (Acácia-branca): Surpreendentes usos e benefícios
Óleo de Neem: Os Incríveis Usos e Benefícios Comprovados
Do Babaçu tudo se aproveita. Conheça usos e benefícios
Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios
Categorias: Usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER