Índice
Se você é daqueles que preza por um bom sabonete natural, ecológico, que custa mais caro mas que vale a pena comprar por causa da qualidade, saiba que dá pra reaproveitá-lo até a última espuma. Nada se desperdiça. Veja como!
Você já parou para pensar que a nossa higiene pessoal e limpeza do lar é um dos fatores responsável pela poluição ambiental?
As substâncias corrosivas e ácidas presentes nos sabões, e os óleos e aditivos químicos contidos nos sabonetes, poluem e contaminam as águas dos rios, lagos e mares onde são direcionados os esgotos. Além disso, prejudicam as plantas e os animais que vivem na região banhada por esses fluxos aquáticos.
Esses produtos desencadeiam a redução da oxigenação na água, dificultando a respiração dos seres aquáticos.
A poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre também pela reação química de múltiplas substâncias contidas nestes produtos de limpeza e higiene pessoal, potencializando os impactos sobre a qualidade das águas, prejudicando a fauna, a flora dos ecossistemas, além das populações que consomem estas águas.
Por tudo isso, quando for comprar sabonete e sabão prefira os ecológicos, biodegradáveis, orgânicos e veganos (sem crueldade animal), pois são feitos com substâncias naturais e com base em critérios que preservam a Natureza e a vidas dos seres vivos.
E para evitar o desperdício de sabonetes e sabões naturais – que, muitas vezes, é verdade!, custam mais caro – não jogue fora as sobras deles. Uma atitude sustentável é reaproveitar aqueles restinhos que ficam pequenos e difíceis de usar.
Veja a seguir como fazer o reaproveitamento ou a reutilização de sabões e sabonetes.
Observação: não misture pedaços de sabões com sabonetes no caso de utilizá-los para higiene pessoal pois, podem causar alergias e agredir a epiderme.
Misture-os se for para lavar roupas ou louça.
Se for para usar sabonetes na pele, a dica da reutilização é a mais indicada.
Se você ficou confuso e não entendeu a diferença entre reciclar e reutilizar, esclarecemos! Reciclar é transformar, usar uma coisa para fazer outra, nova, transformada. Reutilizar é usar uma ou mais vezes uma coisa sem transformá-la.
Veja esta receita do Ministério do Meio Ambiente para reciclar os pedaços de sabonetes e sabões que sobraram, fazendo novos sabões ou sabonetes.
Você pode dar o seu toque artesanal, adicionando folhas de hortelã, pétalas de flores, canela em pau, gotinhas do óleo essencial de tua preferência, etc, para dar uma renovada no produto.
Ingredientes
Como preparar
Outra forma de evitar o desperdício é reutilizar sabonetes através de uma esponja feita com uma meia-calça velha.
Esta é uma uma boa alternativa, ainda mais se você é daqueles que compra sabonete caro. Com esse método você irá aproveitar cada pedacinho de sabonete que sobrar!
Faça uma esponja de sabonete:
Existem muitas marcas de sabonetes e sabões no mercado, mas a maioria delas agride a pele e a vida na natureza. Por isso, prefira um produto de menor impacto sobre o meio ambiente.
Usando produtos feitos com substâncias naturais, sem ingredientes químicos prejudiciais – como sulfatos e corantes artificiais, microplásticos e conservantes – você estará ajudando a preservar a vida na Terra e evitando a crueldade animal.
Infelizmente, a indústria de cosméticos ainda faz uso de animais, seja como matéria-prima, seja em testes de laboratório. Preservar a vida dos animais, além de evitar a crueldade, contribui para o equilíbrio da biodiversidade.
Existem várias marcas de sabonetes e sabões veganos, é só pesquisar no Google e irá encontrá-las, mas também tem a alternativa de você mesmo fazer o seu sabonete ou sabão vegano caseiro, além de reciclar e reutilizar cada pedacinho como acabamos de ensinar.
Isso irá salvar também o teu bolso!
Vamos praticando e desenvolvendo o consumo consciente, diminuindo os impactos prejudiciais em nosso planeta, preservando saúde, meio ambiente e dinheiro.
Um mundo melhor é possível!
Talvez te interesse ler também:
ECONOMIZE HORRORES FAZENDO SABÃO LÍQUIDO CASEIRO. 8 RECEITAS!
SABONETE ÍNTIMO: 10 RECEITAS PARA FAZER EM CASA
FAÇA VOCÊ MESMO SEU PERFUME ORGÂNICO, VEGANO E NATURAL!
Categorias: Consumir, Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER