A Cerveza Patagonia, a maior cervejaria artesanal argentina, encontrou uma maneira de minimizar o impacto de suas embalagens no ambiente. O que eles inventaram? Uma versão ecológica da embalagem de seis unidades, feita com papel plantável.
A cervejaria sul-americana lançou oficialmente uma embalagem inovadora para ser plantada em vez de ser jogada fora. Trata-se do Eco Pack, que possui sementes vivas em sua composição.
Uma vez bebidas as cervejas, no momento de descartar a embalagem, ela pode ser divididas em várias partes, plantada e regada para completar seu ciclo natural e, assim, permitir o crescimento das plantas.
Obviamente que, para a embalagem ser plantável, além de ter sementes no interior, deve ser feita (como é o caso) com papel 100% biodegradável e impressa com tinta não tóxica, à base de água. Desta forma, a embalagem não é prejudicial ao meio ambiente nem às sementes contidas nela.
O material é resultado de uma parceria entre a Cerveza Patagonia e a Papel Semente, empresa especializada na produção semi-artesanal desse tipo de produto através da reciclagem de papel, com certificação Green Seal pelo Instituto Chico Mendes.
A embalagem original faz parte de um compromisso maior da cervejaria. Conforme declarou Richard Lee, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev (da qual a Cerveza Patagonia faz parte):
“Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado.”
Por enquanto, a confecção em papel plantável está disponível apenas nos Refugios da Patagonia, que são os bares oficiais da marca, presentes em várias regiões da América do Sul.
Essa embalagem compostável e plantável pode ser usada em outros produtos, vocês não acham? Revolucionar é preciso!
Talvez te interesse ler também:
COVE, A PRIMEIRA GARRAFA D’ÁGUA BIODEGRADÁVEL E REUTILIZÁVEL
POTATO PLASTIC: TALHERES E SACOLAS FEITAS DE BATATAS PARA DIZER ADEUS AO PLÁSTICO
LINDOS, COMESTÍVEIS E BIODEGRADÁVEIS: PRATOS E TALHERES FEITOS DE FARELO DE TRIGO
MILHO E ABACAXI VIRAM PRATOS E TALHERES QUE PODEM SER PLANTADOS
Categorias: Consumir, Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER