Índice
Anda jogando a casca do ovo no lixo? Pois nós preparamos para você uma relação com 31 motivos para você pensar duas vezes antes de se desfazer dessa verdadeira preciosidade que pode tornar o seu jardim mais belo, contribuir para a limpeza e para a decoração da sua casa, além de funcionar como cosmético natural e também melhorar a sua saúde e a dos animais que lhe cercam.
Confira como usar as cascas de ovos.
{index}
Fica a gosto do freguês: colocar as cascas de ovos diretamente na composteira ou deixá-las secar para depois esmagá-las ou moê-las até que se transformem em um pó fino. Tanto faz. O importante é ter em mente que as cascas de ovo adicionam cálcio, potássio e magnésio à sua compostagem. Mais tarde, quando você usar seu composto, esses minerais ajudarão seu jardim a crescer forte e sadio.
Não faz sentido comprar novos vasinhos para plantar mudas quando se pode transformar as cascas de ovos em verdadeiros vasos naturais e biodegradáveis, né?
As cascas de ovos são ótimas para evitar que as flores do seu tomateiro apodreçam. Para tê-las como aliadas, basta moê-las (você pode usar um moedor de grãos de café para essa finalidade) até que se transformem em um pó, o qual deverá ser adicionado ao buraco na terra onde, em seguida, será acomodada a muda de tomate. Atente para a quantidade ideal: reserve uma dúzia de cascas de ovos por planta.
Nas folhas, o pó da casca de ovo pode não só afastar os besouros como impedir que retornem. Na terra, as cascas de ovos trituradas repelem lesmas e caracóis que, cautelosos e conscientes da fragilidade de seus corpos moles, preferem manter distância de bordas afiadas e rastejar em solos mais favoráveis.
Se você faz compostagem em casa contando com o auxílio de minhocas, essa é uma boa oportunidade para mimá-las um pouco, já que elas adoram cascas de ovos. Triture-as para que “desçam redondo” para as amiguinhas ?.
A combinação de borra de café e cascas de ovos é mais uma maneira de enriquecer a terra dos seus vasos de plantas. Recomenda-se uma proporção de 1 parte de borra para quatro partes de cascas moídas.
Esta é uma receita da vovó: colocar as cascas de ovo em um jarro, adicionar água e reservar. Depois de alguns dias, basta regar as plantas com essa solução. Pode acreditar, sua jardineira nunca mais será a mesma!
É isso mesmo que você leu. As cascas de ovo são ricas em cálcio e podem resultar em novos ovos com cascas ainda mais fortes. Para que a iguaria se torne apetitosa para as galinhas, é preciso primeiro deixar as cascas secarem por um ou dois dias. Em seguida, triture-as e coloque-as em uma assadeira e leve ao forno com temperatura máxima por 5 minutos. Depois de assadas, triture-as ainda mais para que não se pareçam com ovos (isso seria ensinar um mau hábito às galinhas!). Por fim, misture-as na comida das meninas, sejam elas alimentadas por ração ou milho.
Se o seu cãozinho tiver diarreia, o pó da casca de ovo, misturada na comida, pode acabar com o piriri em dois tempos. A preparação segue os mesmos passos já descritos: deixe a casca secar e triture usando um moedor de café até obter um pó fino. Duas colheres de chá adicionadas à ração bastam para dar cabo do problema.
Se você é amante dos pássaros e acha que o lugar deles é fora das gaiolas, mas gosta da ideia de oferecer um mimo a esses seres que fazem toda a diferença ao embalar nossos dias com suas belas canções, a dica é, adivinhe!, alimentá-los com casca de ovo! O alto teor de cálcio das cascas é ótimo para fortalecer os ovos dos pássaros na época da postura. Mas atenção: tome o cuidado de esterilizar as cascas antes. Asse-as no forno a 120 graus por 20 minutos, depois esmague-as e pronto!
https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/hand-holding-stainless-steel-pan-wide-679210633
Nada de palha de aço: para ver suas panelas tinindo, é só misturar cascas de ovos trituradas com um pouco de água quente. Essa solução naturalmente abrasiva deixa as panelas brilhando. Depois, basta usar água e sabão para completar a higienização.
Geralmente, recomenda-se que as cascas de ovos passem longe dos trituradores. Mas, usando-as com moderação (uma ou outra e, mesmo assim, só de vez em quando), elas ajudam a limpar a sujeira incrustada naquelas partes inalcançáveis.
Mantenha as cascas no freezer se quiser utilizá-las para limpar e afiar as lâminas do seu liquidificador, bastando apenas adicionar um pouco de água e triturar.
Para evitar que as roupas brancas fiquem acinzentadas, coloque um punhado de cascas de ovos quebradas e limpas junto com duas fatias de limão em um saquinho perfurado com suas roupas e jogue na máquina de lavar. Isso impedirá que o sabão se deposite nas suas roupas brancas e evitará que elas fiquem cinzas.
Aqui vai uma dica sob medida para a criançada: que tal fazer o próprio giz para os pequenos desenharem nos pátios e calçadas? A receita é fácil e as crianças podem, inclusive, ajudar no preparo. Basta moer de cinco a oito cascas de ovos até transformá-las em um pó fino e depois adicionar 1 colher de chá de água quente, 1 colher de chá de farinha e um corante alimentar opcional. Misture bem, embale a massa resultante em rolos de papel higiênico, deixe secar e voilá! O resultado é menos desperdício e mais diversão.
As cascas de ovo podem se transformar em lindos enfeites de Natal. Se você leva jeito para trabalhos manuais delicados, fica a dica. As cascas podem ser decoradas de várias formas a partir de materiais simples como tinta plástica para colori-las, além de cola, sementes e punhados de areia para criar texturas diferentes. As criações podem decorar a árvore, virar guirlandas ou enfeites para mesas e aparadores.
Usando a imaginação, é possível também criar mosaicos incríveis com as cascas de ovos!
Segundo a sabedoria popular, a membrana da casca do ovo funciona como um curativo natural e pode ajudar na cicatrização de cortes e arranhões. Se aplicadas ainda frescas e, depois, deixando-as secar na pele, são capazes de contribuir para que espinhas e furúnculos sejam expelidos mais rapidamente. Como a voz do povo é a voz de Deus, vale à pena experimentar.
Aparentemente, diversos povos no mundo fervem cascas de ovo no café há séculos com o objetivo de suavizar seu sabor amargo.
Pode parecer estranho que você passe a ter um menu em comum com galinhas e minhocas, mas abra a sua mente! A concentração de cálcio nas cascas é tamanha que não dá para simplesmente dispensá-las.
Como, neste caso, elas serão ingeridas, o primeiro passo é cozinhar as cascas no vapor para higienizá-las e só então coloca-las para secar. Em seguida, elas devem ser trituradas (em um mixer, em um liquidificar ou no moedor de café) até se chegar a um pó fino que deve, em seguida, ser adicionado a cápsulas de gelatina tamanho 00. Prontinho! Com essa receita você reduz seus gastos na loja de produtos naturais e ainda diminui o lixo e o desperdício.
Para usar as cascas de ovo com essa finalidade, basta colocá-las de molho numa solução de água com limão e deixá-las por duas semanas na geladeira. Depois, basta adicioná-las à vitamina ou suco de sua preferência para garantir doses extras de importantes minerais.
Segundo um artigo da Natural News, a casca de ovo fresca tem a capacidade de remineralizar os dentes. Mais um motivo para incluí-la na dieta!
Um outro suplemento caseiro que pode ser produzido facilmente é o citrato de cálcio, importante para os que precisam, por algum motivo, fazer uma reposição desse mineral no organismo. Como será ingerido, é sempre bom enfatizar a importância da higienização, sendo interessante, também, dar preferência aos ovos orgânicos neste caso. As cascas precisam ser bem lavadas antes de serem colocadas para secar ao ar livre. Depois de secas, devem ser trituradas. Adicione a elas o suco de um limão e cubra a solução. O suco de limão se encarregará de dissolver a casca e o resultado será o citrato de cálcio caseiro.
Você também pode usar casca de ovo para incrementar o seu kefir de água. Para isso, basta adicionar 1/4 da casca de ovo limpa ao kefir enquanto ele estiver fermentando. Essa é uma alternativa à compra dos minerais líquidos que normalmente são utilizados para “bombar” o kefir.
Para tornar o vinagre de maçã um alimento também rico em cálcio, basta adicionar ervas ricas em cálcio (como manjericão, tomilho e alecrim) e uma casca de ovo limpa. É necessário que a infusão descanse por pelo menos seis semanas até que esteja prontinha para ser usada em saladas e verduras cozidas.
Reza a lenda que algumas empresas, fabricantes de sorvetes baratos, costumavam adicionar casca de ovo em pó à receita para tornar a guloseima mais nutritiva. Não se sabe se a informação procede, mas fato é que acrescentar as cascas ao seu sorvete caseiro irá enriquecê-lo com cálcio, potássio e magnésio.
O pó da casca de ovo tem a vantagem de enriquecer a sua refeição com doses extras de minerais sem alterar o sabor dos alimentos, por isso, vai bem com sopas e caldos.
Suas unhas vivem quebrando? Adicione o pó da casca de ovo à sua base e acabe com o problema.
Triture a casca de ovo para fazer um pó fino. Adicione água e leve ao congelador em forminhas de gelo. Depois, basta esfregar as pedras congeladas no rosto para suavizar as marcas de expressão e amenizar as rugas.
Se adicionado ao creme de mãos, o pó da casca de ovo tem o poder de atuar nas marcas e rugas dessa delicada parte do corpo também.
Agora, confesse: depois dessas dicas você vai continuar tendo a coragem de jogar cascas de ovo no lixo?
Talvez te interesse ler também:
COMO REUTILIZAR MATERIAIS PARA CRIAR UM JARDIM
REAPROVEITE PEDAÇOS DE SABÃO E SABONETE. VEJA COMO!
BRINQUEDOS RECICLADOS: 10 IDEIAS “FAÇA VOCÊ MESMO”
Categorias: Consumir, Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER