Índice
Nos últimos anos alguns estudos interessantes buscam métodos alternativos e naturais para purificar a água com um custo baixo ou zero.
Cientistas de todo o mundo desenvolveram algumas técnicas que permitem purificar a água com frutas, especialmente com suas cascas, com o suco de frutas cítricas, com a casca de arroz ou fibra de coco, para reduzir os níveis de pesticidas, metais pesados, bactérias e substâncias tóxicas.
Veja abaixo alguns exemplos.
As cascas de banana podem ser usadas até 11 vezes para purificar a água contaminada por empresas industriais e agrícolas. Isto foi afirmado por um estudo realizado pela River Water e publicado pela American Chemical Society, com o título “Banana Peel Applied to the Solid Phase Extraction of Copper and Lead from River Water”. A referência é particularmente dada à poluição por cobre e chumbo.
Especialistas sublinham o custo insignificante de ter disponível as cascas de banana e a desnecessidade de tratá-las quimicamente, antes de começar o processo de purificação da água.
Os metais pesados, como cobre e chumbo, podem representar riscos para a saúde humana e o meio ambiente. As cascas de banana contêm substâncias como o azoto e outros compostos químicos com electrons negativos, que são capazes de se ligarem aos metais presentes na água, que geralmente têm uma carga positiva. Especialistas acreditam que o sistema de cascas de banana para purificar a água, poderia ser desenvolvido para uso doméstico.
O pesquisador Ramakrishna Mallampati inicialmente experimentou este método muito econômico para facilitar a vida das comunidades rurais nos países em desenvolvimento.
As cascas seriam capazes de absorverem as substâncias nocivas presentes na água, podendo ser usadas como filtros naturais.
O método faça você mesmo, conforme a técnica de Mallampati, consiste em descascar maçãs e tomates e deixarem suas cascas de molho no álcool. Depois de enxutas e secas podem ser utilizadas na purificação da água, deixando-as por duas horas de molho na água que será bebida.
Ramakrishna Mallampati descobriu que as cascas de maçãs e tomates são capazes de absorverem os íons de metais pesados tóxicos, nanopartículas, conservantes e pesticidas presentes na água.
Os resultados dos experimentos foram publicados pela American Chemical Society. Clique aqui para saber mais e assista ao vídeo abaixo.
Em 1972, pesquisadores trabalharam sobre o uso de um filtro natural para a água na Tailândia feito com fibra de coco e casca de arroz, resíduos recuperáveis a custo zero. Ambos seriam capazes de removerem detritos indesejados e a turvação da água, a fim de purificá-la.
Estes métodos foram testados sem a adição de substâncias químicas. Em particular, a casca de arroz apresentou elevada capacidade de absorção e para melhorar a cor, o gosto e odor da água.
Veja aqui o estudo para mais detalhes.
Parece que a desinfecção da água, que combina a luz solar com furtas cítricas é capaz de reduzir os níveis de E. coli, e parece que a lima seja a fruta mais eficaz para isso.
Um estudo recente publicado pela Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, descobriu que a adição de suco de lima à água acelera o método de desinfecção solar.
Os resultados preliminares deste estudo mostram que a combinação de frutas cítricas e sol pode reduzir a presença de E. coli na água em apenas 30 minutos e que seria necessário apenas 30 ml de suco de lima para 2 litros de água, uma quantidade que não custaria muito nem tampouco deixaria a água com um sabor desagradável.
Simplesmente sensacional!
Leia também:
EM LONDRES, A PRIMEIRA PISCINA QUE UTILIZA PLANTAS PARA PURIFICAR A ÁGUA
PURIFICADOR DE ÁGUA MOVIDO A ENERGIA SOLAR PARA POVOS INDÍGENAS
EMPRESA TRANSFORMA ÁGUA DO MAR EM POTÁVEL
Categorias: Consumir, Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER