Índice
Todos os dias, um número gigantesco de materiais circulam pelas ruas e residências do país sem ter mais a menor utilidade. Materiais que poderiam ser destinados a reciclagem, são jogados fora (existe o termo “fora”? Pensei que tudo fosse um só planeta) para esperarem anos, séculos e até milhares de anos para se decompor. E nesse período, poluem a Terra e contribuem para a alteração ou destruição do meio ambiente.
Mas se esses materiais fossem reciclados, o problema se resolveria na hora, e em duas frentes. A primeira é que eles não ficariam mais jogados nas ruas e aterros. E a segunda é que a matéria-prima proveniente da natureza seria poupada para a confecção de mais produtos. Ou seja, todas às vezes que você recicla papel, por exemplo, está poupando árvores de serem devastadas para a criação de mais este artigo.
A reciclagem visa aproveitar os restos de determinados materiais em um processo de produção destes mesmos materiais, que serão utilizados como matéria-prima na fabricação de novos produtos, em vez de retirar a matéria-prima da natureza.
Precisamos melhorar, e muito, a nossa reciclagem de materiais, com exceção feita à reciclagem de alumínio, um verdadeiro exemplo brasileiro no mundo.
Vejamos o tempo de decomposição do lixo no meio ambiente:
E o que falar do chiclete? Causa-me revolta andar nas calçadas de São Paulo e ver um “mar” de chicletes espalhados pelas ruas. Chicletes que só desaparecerão em 5 anos.
Passou da hora de mudarmos nosso modo de vida e, ao menos, contribuir com a coleta seletiva de nossos prédios e bairros. Já seria alguma coisa em meio a tanto lixo e seus séculos de duração.
Talvez te interesse ler também:
NA ARGENTINA, CHICLETES SE TRANSFORMAM EM BOTAS, CHINELOS, CAPAS PARA CELULAR E MUITO MAIS
10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA
Fonte foto: freeimages
Categorias: Consumir, Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER