Índice
A reciclagem está na ordem do dia, disso todos nós sabemos. Mas é importante saber como proceder com cada item e qual destino é o mais apropriado em termos de descarte, certo? Então, fica a pergunta: você sabe o que significam a combinação entre um número e as diversas letras que vêm nas embalagens e produtos feitos de plástico? Vamos entender mais sobre isso a seguir.
Para começar, temos de pensar que os símbolos e códigos são muito úteis para os catadores de materiais recicláveis, bem como aos programas de coleta seletiva de resíduos, com a finalidade de facilitar a separação entre esses elementos, fazendo com que o material plástico seja homogêneo para ser reciclado.
Alguns tipos de plástico são de fácil reciclagem e poderiam, em princípio, passar pela reciclagem mecânica; entretanto, perderiam valor comercial e alterariam o volume de material que está disponível à reciclagem.
A seguir veremos qual o significado de cada sequência de numeral e letras.
Significa Polietileno Tereftalato e é encontrado em produtos como garrafas de refrigerante e água, óleo, embalagens plásticas de antisséptico bucal, cremes e outros. Após ser separado em um local com outros 1 PET e reciclado, pode dar origem a fibra para carpete, tecidos e embalagens de diversos itens, como produtos de limpeza e higiene pessoal.
Significa Polietileno de Alta Densidade e é o plástico utilizado comumente em embalagens de iogurte, sucos, frascos de leite, produtos de limpeza e potes de sorvete. Após separado e reciclado, origina novos frascos, tubulação de esgoto e até conduítes – produto usado em paredes, para passar fiação elétrica internamente.
É Policloreto de Vinila e pode ser adquirido por consumidores sob forma de itens de higiene pessoal, frascos de remédio ou brinquedos. Após recolhido e reciclado vira mangueira de jardim, tubulação de esgoto e cone de tráfego.
O significado deste código é Polietileno de Baixa Densidade, presente nas famigeradas sacolas plásticas de supermercados, bolsas de soro fisiológico, entre outros. No pós-reciclagem poderá ser encontrado servindo como saco de lixo e tubulação para irrigadores.
Este é o caso do Polipropileno, que é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. Após ser reciclado, será transformado, entre outras opções, em caixas e cabos para bateria de carro etc.
Trata-se do Poliestireno que é encontrado comercialmente como frascos ou potes, em bandejas de supermercado, de geladeiras – em área interna – aparelhos de barbear descartáveis e outros. Transforma-se em bandejas e itens de escritório.
Os Outros são produtos fabricados à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílicos. Após serem reciclados, viram Madeira plástica, reciclagem energética.
Agora ficou mais fácil, não é mesmo? Você, que já separa seu lixo, agora pode facilitar ainda mais o trabalho de coleta seletiva, unindo elementos plásticos semelhantes, o que acha? É bem simples: basta deixar os códigos semelhantes juntos!
Talvez te interesse ler também:
Onde Descartar Roupas Velhas de Forma Correta e Sustentável
Onde Descartar Sapatos? Revitalize Calçados Velhos e Reduza o Lixo
Maneiras Criativas de Reutilizar e Reciclar o Isopor
Categorias: Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER