Índice
A Enel Distribuição Rio deu início a uma nova modalidade de coleta de materiais recicláveis em parceria com a Arteris Fluminense, concessionária de rodovias do Estado do Rio de Janeiro. Agora, os clientes podem descartar pneus em mais de cem pontos de coleta espalhados pela área de concessão da empresa.
Até o momento, 87 pneus foram recolhidos, representando cerca de 700 quilos de materiais que terão destinação correta através do programa Ecoenel da Enel. Os pneus serão reciclados, passando pelo processo de destalonamento e trituração, para serem transformados em matéria-prima utilizada na produção de grama sintética, novos pneus e asfalto.
A iniciativa é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez que um pneu leva cerca de 600 anos para se decompor. Ao evitar que esses materiais sejam incinerados ou descartados de forma inadequada, o programa busca promover um impacto positivo na preservação ambiental.
O programa Ecoenel da Enel Distribuição Rio, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem sido um sucesso.
Em 2022, foram arrecadadas mais de 1,4 mil toneladas de resíduos, evitando a emissão de aproximadamente 4,4 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Isso também possibilitou a economia de mais de 6,51 milhões de KWh de energia, o suficiente para abastecer mensalmente cerca de 3,18 mil famílias por um ano, além de contribuir para a preservação de 11,5 mil árvores através da reciclagem de papel.
O programa oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis como papel, plástico, metal e vidro, sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em práticas ambientais. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Os clientes interessados em participar do programa podem se cadastrar em um dos pontos de coleta apresentando a conta de energia e um documento com foto. Após o cadastro, o cliente pode levar os resíduos limpos e já separados por tipo de material até o ponto de coleta de sua preferência. Os materiais são pesados e o valor do bônus é creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou em uma instituição social indicada por ele.
O aplicativo do Ecoenel permite consultar os bônus, os endereços dos ecopontos e o valor de cada resíduo. A lista completa dos locais e horários de funcionamento dos ecopontos está disponível no site da Enel. Saiba mais AQUI.
Talvez te interesse ler também:
8 Formas de reciclar pneus velhos e 2 de reutilizar
Pesquisa revela que uma enorme quantidade de partículas de pneus estão contaminando rios e oceanos
Pneus de carro poluem quase 2.000 vezes mais que escapamentos
Pó de pneu: poluente desconhecido, grande ameaça ambiental
O que significa sonhar com carro e outros transportes?
Governo lança o CCR: certificado de crédito para estimular a reciclagem
Categorias: Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER