Índice
Upcycling é uma palavra que, do inglês, poderia ser traduzida para “reutilização pra cima”, porque não se trata apenas de reutilização, e sim, de uma reutilização para melhor. Entenda este conceito, muito interessante e de grande importância social, econômica e, sobretudo, ambiental.
O termo se refere à utilização de bens, objetos e materiais que iriam para o lixo e que, com o uso da criatividade, se transformam em um outro produto, de maior qualidade e valor.
Com o Upcycling, produtos antigos que seriam destinados ao descarte, são modificados sem passar pela reciclagem, e mesmo assim, ganham nova vida.
Talvez você tenha ficado um pouco confuso com esses termos, mas é simples:
Saiba mais em:
A palavra foi utilizada pela primeira vez por volta de 1994, pelo ambientalista alemão Reine Pilz.
Oito anos depois, os autores Michael Braungart e William McDonough utilizaram esse termo no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things, o que contribuiu para torná-lo popular.
Com o tempo, esse conceito foi assimilado e popularizado.
Pode ser aplicado tanto de maneira artesanal, quanto industrial. Por exemplo:
Existem diversas formas de utilizar o Upcycling em nosso dia a dia:
Mais de 6 milhões de toneladas de lixo acabam todos os anos nos oceanos, danificando os ecossistemas naturais e poluindo o planeta.
Grande parte desse lixo vem da indústria têxtil, que é classificada como a segunda mais poluidora, pois gera grande quantidade de resíduos e emissões, além de consumir uma série de recursos.
Na moda, o Upcycling significa transformar roupas velhas em novas, usando estilo e criatividade. Os resultados são ótimos.
Essa reportagem exibida na TV Brasil, mostra como a criatividade transforma materiais que iriam para o lixo, em peças novas, originais e cheias de requinte, ajudando a prolongar a vida útil dos materiais e recursos:
O Upcycling é uma prática de sustentabilidade que pode ser usada em grande escala, mas requer planejamento e execução. É necessário:
Práticas como Reutilização e Upcycling contribuem para a preservação da natureza, uma vez que evitam a extração de novos recursos naturais e o uso de outros insumos ambientais para a transformação de um produto em outro.
É simples. Se você reutilizar um objeto, você estará apenas reutilizando. Se você quiser reciclar o mesmo objeto, terá que destrui-lo para usá-lo como matéria-prima, o que geralmente requer energia, água e outros insumos, lembrando que nem todo material é reciclável.
Já o Upcycling é o mais bacana de todos porque transforma um produto em outro sem destrui-lo, ou seja, sem usar outros recursos naturais nesta operação. E, diferentemente da reutilização, no Upcycling o produto é melhorado e valorizado, pois ganha importância ecológica e estética.
Você já tinha ouvido falar de Upcycling?
Fontes:
Saiba mais sobre práticas sustentáveis em:
ReTuna: O primeiro Shopping Center do mundo dedicado somente à reutilização e à reciclagem
10 ideias do mundo inteiro para a reutilização de cabinas telefônicas
Ovos de Páscoa: 10 ideias para reutilizar tudo
Reciclagem de tecido existe: conheça iniciativas e veja como participar
Categorias: Reutilização
ASSINE NOSSA NEWSLETTER