Índice
Chás de ervas são poderosos anti-inflamatórios para o corpo humano. Podem ser úteis para combater dores, auxiliando na cura ou, pelo menos, oferecendo alívio contra desconfortos e doenças.
O importante é saber qual chá de erva tomar para tratar o tipo de inflamação em específico.
Na maioria dos casos, os chás podem desempenhar um papel muito importante na prevenção, e ou como suporte para o bem-estar geral do organismo.
Continue lendo para saber quais são os melhores chás anti-inflamatórios.
Particularmente indicado no caso de inflamação do trato urinário e da próstata, é um chá de ervas anti-inflamatório usado com a planta epilóbio (Epilobium parviflora), nativa da América do Norte.
Ela é rica em propriedades terapêuticas tais como:
Suas propriedades antioxidantes e antibacterianas podem ajudar no tratamento contra Escherichia coli.
Além disso, graças a 2 ingredientes ativos:
o epilóbio ajuda a manter a proliferação das células da próstata sob controle. Também pode ser eficaz em caso de hiperplasia benigna da próstata.
A planta é usada como alimento e muito popular entre os indígenas norte-americanos, que consumiam os brotos cozidos, ou ainda na forma de sopas.
Ela é usada ainda com o açafrão, em forma de infusão, para tratar hemorroidas.
As raízes da garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) são ricas em glicoiridóides, especialmente harpagoside e procumbide, que possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
O chá de ervas garra-do-diabo é recomendado especialmente em caso de:
Além disso, ela também contém propriedades antipiréticas (contra a febre).
Apesar do nome, a garra-do-diabo, também conhecida por harpago, é uma erva nativa do continente africano, conhecida por sua capacidade de aliviar dores musculares, bem como as decorrentes da artrose.
A planta é naturalmente tônica, ou seja, ainda pode ajudar a melhorar a digestão e prevenir sintomas de constipação, vômitos e diarreias.
O chá de malva é muito conhecido por auxiliar na prevenção de infecções bucais, além de ajudar no alívio de possíveis irritações na mucosa da boca, bem como da faringe.
Além da boca, as vias respiratórias também se beneficiam quando o chá é consumido. Sendo assim, ajuda a prevenir e tratar possíveis inflamações no sistema respiratório, e sintomas como tosse e secura da garganta.
Ainda beneficia o trato urinário, uma vez que atua no tratamento de
Também acredita-se que promove efeito laxante, ou seja, facilita a formação do bolo fecal. Por isso, pode ser um aliado na hora de combater a constipação (prisão de ventre).
Os chás de ervas à base de malva (Malva sylvestris) podem aliviar os espasmos intestinais e regular a evacuação. E, pode ser útil no tratamento da síndrome do intestino irritável e inflamação recorrente.
Além de ser rico em antioxidantes e fitonutrientes, o mirtilo quando consumido em forma de chá ou sumo, ajuda a prevenir e a tratar infeções do aparelho urinário e, as bagas de mirtilo, podem também melhorar vários problemas de visão, tais como miopias e ou degeneração da mácula.
A folha de mirtilo (Vaccinium myrtillus) é a nova aposta no tratamento da esclerose múltipla.
O chá de rosa-mosqueta feito com os frutos da roseira, possui uma atividade antioxidante associada à sua composição fitoquímica, que inclui substâncias como:
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pode servir como analgésico em caso de
A planta (Rosa rubiginosa), é muito conhecida por ajudar na saúde da pele, ela contém uma substância chamada astaxantina, que tem efeitos antienvelhecimento.
O gengibre (Zingiber officinale) usado como chá de ervas, é muito útil por suas propriedades digestivas e carminativas, que ajudam a curar doenças causadas por enjoos (náuseas e vômitos) e transtornos digestivos.
Possui propriedades anti-inflamatórias graças ao kaempferol, que é um antioxidante que bloqueia as enzimas COX-2 e lipoxigenase, responsáveis pela produção de substâncias inflamatórias. Também é útil contra a artrite reumatóide e a osteoartrite.
O chá de gengibre é um poderoso aliado na redução das dores musculares e no tempo de recuperação entre os treinos ou exercícios.
O gengibre contém incríveis compostos fenólicos anti-inflamatórios ótimos para o organismo, conhecidos como:
A ulmária, de nome científico Spiraea ulmaria L., é uma planta medicinal também popularmente conhecida como erva-ulmeira, erva-das-abelhas ou rainha-dos-prados, pertencente à família das rosáceas.
Spirea ulmaria é excelente contra:
Como princípios ativos, a ulmária contém salicilatos, flavonoides, taninos, fenois, mucilagens com ação emoliente, vitamina C com ação imunoestimulante e vários minerais.
Além disso, esta planta também tem propriedades antimicrobiana, diurética, sudorífera e febrífuga.
Por conter compostos semelhantes à aspirina, a ulmária tem ainda ação antitérmica e analgésica nas dores reumáticas.
Embora esses chás sejam de fato muito usados na medicina popular para tratar inflamações que causar dores, recomendamos sempre consultar um médico ou um. profissional competente.
Lembre-se sempre que a automedicação pode ter efeitos colaterais e todo tratamento, inclusive com remédios naturais, deve ter acompanhamento de um profissional!
Gostou das dicas?
Conte para nós!
Talvez te interesse ler também:
11 melhores óleos essenciais para celulite. Veja como usar
Como preparar CHÁ VERDE – Dicas e Receitas passo a passo
15 alimentos anti-inflamatórios
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER