Índice
Prunella vulgaris: essa planta que dá uma linda flor, é medicinal potente! Seu nome popular, em inglês “self-heal” ou “heal-all“, significa auto-cura e cura-tudo. Sua flor é um espetáculo de linda. Continue lendo para saber tudo sobre esta poderosa erva.
Esta espécie autóctone é conhecida popularmente como “erva cura-tudo“, pertence ao grupo das plantas com flor (Angiospermae) e à família das Lamiaceae ou Labiatae.
O nome do gênero Prunella é derivado de ‘brunella‘ (palavra de raiz germânica, derivada de “die Bräune“, designação antiga em alemão) para se referir às anginas (dores no peitos) ou ao abceso periamigdalino.
A Prunella também pode ser referida como erva-férrea, chestre, consolda-menor ou erva-das-feridas.
É uma planta herbácea e perene que cresce até 60 cm de altura e que se encontra em lugares úmidos (lameiros, margens de linha de água, charcos, lagoas) ou perto de bosques ripícolas (vegetação que fica à beira-rio) e pinhais.
Ela está distribuída pela Europa, Norte de África e América do Norte.
As suas principais características físicas são:
A Prunella vulgaris também é uma erva medicinal que pertence à família das mentas.
Há séculos é utilizada na medicina tradicional chinesa (referenciada na literatura chinesa em 206 a.C, no período da Dinastia Han), para cura e auxílio no tratamento de algumas doenças.
Alguns afirmam que pode ajudar a proteger contra vírus, infecções e doenças crônicas, incluindo diabetes e câncer.
Os benefícios para a saúde desta planta são atribuídos a vários de seus compostos. Estes incluem
que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, estes compostos podem ajudar a prevenir complicações associadas ao diabetes, proteger contra herpes e ter efeitos anticancerígenos.
Resumindo, a erva cura-tudo:
Estudos farmacológicos validam as propriedades contidas na planta que há muito são faladas e repercutidas pelas culturas antigas.
Os taninos e polissacarídeos (efeitos antivirais), os triterpenóides (atividade anti-tumoral) e os flavonóides (propriedades antioxidantes) são seus principais agentes de cura.
O chá feito com folhas de Prunella secas é conhecido por:
Além de ser usada no preparo de chás, a Prunella também é uma planta alimentícia não convencional (PANC). Ou seja, todas as partes da planta, dos frutos, frutas, folhas, flores, rizomas, sementes e outras estruturas ou outras partes podem ser consumidas.
Você pode optar por inserir esta PANC na sua dieta junto com outros alimentos.
Prefira alternativas farmacológicas mais naturais possíveis. Afinal, a maioria dos medicamentos são feitos a partir de plantas.
A natureza é poderosa e curativa.
Talvez te interesse ler também:
As PANCs que podem nos salvar da fome
Coentro: uma erva com poder de remover metais pesados do corpo
Como purificar o sangue naturalmente com ervas e alimentos
Banhos de ervas para começar bem 2022: com força e alto astral
Fonte foto: Gardners World
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER