Remédios caseiros para evitar formação e progressão de cáries


A importância da saúde dentária vai além da beleza de um sorriso e inclui a saúde do corpo como um todo.

Infelizmente, apesar do Brasil  ter muitos dentistas e diversas faculdades de odontologia conceituadas, segue sendo um “país de desdentados”, porque, entre outros fatores, a população de baixa renda têm dificuldade de conseguir tratamento dentário devido ao pouco acesso aos serviços odontológicos.

Por outro lado, a falta de atenção e de conhecimento sobre hábitos alimentares e de higiene que favorecem o surgimento de cáries e doenças bucais, agravam ainda mais esse problema em nosso país.

Levando tudo isso em conta, esse conteúdo traz informações importantes para combater, prevenir a cárie dentária e manter a saúde bucal.

O que é cárie dentária?

Antes de saber como evitar a progressão e a formação da cárie é preciso entender como esse problema surge nos dentes.

A cárie é uma doença provocada pela ação de algumas bactérias que podem causar a destruição parcial ou total de um dente. A presença dessas bactérias na boca está associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente.

A cárie dentária surge bem antes de acontecer a deterioração do esmalte dentário e ocorre pelo acúmulo de resíduos alimentares e também em virtude de condições desfavoráveis à saúde da boca.

Uma das maiores causas da cárie é o consumo de alimentos e bebidas açucaradas, porque as bactérias cariogênicas que decompõem esses alimentos, produzem ácidos que provocam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes, e consequentemente o aparecimento das lesões denominadas cáries.

Remédios naturais e caseiros para combater cáries

Existem remédios naturais que podem combater o aparecimento das cáries ou ajudar a retardar o crescimento delas.

Uma vez com cáries, todavia, é preciso buscar ajuda odontológica. Os remédios abaixo previnem e ajudam a retardar a progressão, mas não curam, e cárie precisam ser tratadas.

Óleo de orégano

O óleo de orégano tem propriedades antisséptica e antimicrobianas que combatem germes e microrganismos.

Para usufruir dessas propriedades, pode-se escovar os dentes com óleo de orégano após a escovação com a pasta de dente.

Xilitol

Porque o xilitol é um adoçante natural, ele ajuda a manter a boca e o organismo com níveis de pH saudável, contribuindo para evitar a formação e a progressão das cáries.

O xilitol ajuda a reduzir a formação da placa bacteriana, impedindo que esta se fixe nos dentes.

Óleo de cravo-da-Índia

O óleo de cravo-da-Índia ajuda a manter a mineralização dos dentes, sendo desde tempos antigos usado para aliviar dores de dente.

Pode-se utilizar esse óleo misturando 1 gota de óleo de cravo a uma colher de chá de óleo de coco e passar nos dentes após a escovação habitual.

Óleo de Neem

Na Índia, os galhos de neem são usados como palitos de mascar para limpar e clarear os dentes, combater o mau-hálito e reduzir as bactérias bucais.

Além desses benefícios, o óleo de neem reduz a placa bacteriana, combate a gengivite e alivia aftas.

Antigamente, o óleo de Neem era muito usado como remédio para infecções orais, cáries e para prevenir sangramento e gengivas doloridas.

Para obter os benefícios do óleo de neem, misture 1 gota desse óleo em 1 colher (chá) de óleo de coco, passando-o nos dentes após a escovação rotineira.

Chá verde

O chá verde contém flúor natural e beber chá verde (sem açúcar) diariamente pode ajudar a eliminar o acúmulo de bactérias prejudiciais à saúde bucal, atuando na prevenção de cáries.

Pode-se até usar o chá verde como enxaguante bucal, em gargarejos ou bochechos, depois, da escovação diária.

Raiz de alcaçuz

Mastigar a raiz de alcaçuz previne e pode ajudar a retardar o aparecimento da cárie dentária.

A raiz de alcaçuz é um antimicrobiano e um antibacteriano natural, que evita a formação e o crescimento das cáries e das doenças gengivais

As propriedades benéficas da raiz de alcaçuz foram comprovadas nesse estudo e nesse ensaio clínico com humanos.

É possível encontrar raiz de alcaçuz em lojas de produtos saudáveis.

Água com sal

O bochecho de água com sal combate as bactérias da boca e serve como enxaguatório após a escovação dos dentes.

Pode- se fazer esse bochecho 1 vez ao dia.

Bicarbonato de sódio

Além do bicarbonato de sódio ter um Ph neutro, tem ação higienizadora, fatores que favorecem o combate de bactérias e a formação de cáries.

Pode-se misturar 1 colher (café) de bicarbonato com 1/2 colher (chá) de água e escovar os dentes ou fazer bochecho com uma solução  de 3 colheres (chá) de bicarbonato em 1 xícara (chá) de água.

Atenção: Como o bicarbonato de sódio tem ação muito limpadora e abrasiva, não deve-se utilizar de forma excessiva, pois pode causar danos aos esmalte dentário.

Óleo de gergelim

O bochecho com óleo de gergelim tem o poder de limpar os dentes, neutralizar bactérias e beneficiar a saúde das gengivas.

Essa é uma prática antiga, usada pelos indianos, que consiste em bochechar um óleo, como gergelim, azeite ou de coco,  por cerca de 20 minutos e depois cuspi-lo.

O objetivo dessa prática natural chamada oil pulling é remover as toxinas da boca.

Para atestar se de fato essa prática cumpre tal objetivo foi feito um ensaio clínico em um grupo de pessoas utilizando o bochecho com esse óleo.

Como resultado, verificou-se que o uso do óleo de gergelim reduziu a placa bacteriana, a gengivite e o número de bactérias na boca de forma tão eficaz quanto o enxaguatório bucal com clorexidina.

Para utilizar esse produto para tais fins, bocheche a boca com 1 colher de óleo de gergelim por 20 minutos e, em seguida, cuspa.

Veja outros produtos naturais que servem para higiene e proteção dos dentes em:

Hábitos para prevenir e reduzir cáries

Além dos tratamentos naturais, é preciso atentar para hábitos que envolvem alimentação e higiene para prevenir cáries.

Conheça os hábitos que promovem a saúde bucal e evitam a formação de cáries e problemas bucais:

Reduza o consumo de alimentos acidificantes

Evite doces, açúcar, refrigerantes, processados e industrializados.

Alimentos como farinha, leite com seus derivados e carne também aumentam a acidez bucal e favorecem o aparecimento das cáries.

Cuidado com o consumo excessivo de vinagre, pois prejudica o esmalte dos dentes, facilitando o surgimento de cáries.

Diminua o consumo de alimentos que grudam nos dentes, como o amendoim e outros grãos. Tais alimentos ao grudarem nos dentes deixam resíduos que se convertem em alimentos para bactérias.

Procure comer mais alimentos naturais e alcalinos.

Saiba quais em:

Mantenha em dia a vitamina D

Consuma alimentos fontes em vitamina D, tome sol ou faça suplementação dessa vitamina.

A vitamina D é um importante nutriente que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo.

Consuma alimentos ricos em cálcio

Por falar em cálcio, este mineral é responsável pela formação e saúde de dentes e ossos.

Por isso, é necessário consumir alimentos ricos em cálcio como:

Inclua fibras em sua dieta alimentar

As fibras alimentares promovem a saúde bucal e fortalecem os dentes, porque alimentos fibrosos ajudam a aumentar  a produção de saliva, protegendo a boca e o esmalte dos dentes

Saiba quais alimentos são fontes de fibras em:

Beba água para se manter hidratado

Uma das condições que favorecem o acúmulo de bactérias e um ambiente bucal propício à formação de cáries, tártaro e doenças gengivais é a boca seca, causada pelo consumo deficiente de água.

A água neutraliza os ácidos que desgastam o esmalte dos dentes.

Higiene Bucal

Escove os dentes após as refeições e passe o fio dental. Para reforçar essa higiene use um bom enxaguatório bucal antibacteriano.

Observação

Ao descartar o fio dental no lixo, pique-o com a tesoura para não correr o risco de esse material ir parar na natureza e ficar emaranhado nos pezinhos de alguma ave.

Atente para o uso de marcas de produtos de limpeza bucal que não fazem testes em animais e nem contêm ingredientes de origem animal, para fazer bem a saúde de sua boca sem fazer mal à outras vidas.

Tratamentos odontológicos holísticos

Além da questão econômica e da dificuldade de acesso ao tratamento dentário, muitas pessoas têm verdadeiro pavor de irem ao dentista, já associando isso com dor e sofrimento, pela forma como o tratamento convencional é conduzido.

Atualmente existem tratamentos odontológicos mais brandos que levam em conta não só o problema dentário, mas o equilíbrio do paciente como um todo, atuando de forma mais holística e natural.

Essas abordagens odontológicas são:

Odontologia Biológica

As práticas e abordagens da odontologia biológica se baseiam nos seguintes fundamentos:

  • Forte oposição ao uso de amálgama em obturações dentárias, por possível ligação da amalgama com a liberação de metais pesados no organismo.
  • Contra abordagem cirúrgica para doenças gengivais.
  • Oposição aos tratamentos de canal radicular (raiz dentária), por considerar que podem colocar em risco a saúde sistêmica do paciente.
  • Considerar a fluoretação da água prejudicial à saúde do paciente.

Odontologia Antroposófica

odontologia antroposófica tem como fundamentos:

  • Examinar o paciente de forma integral, levando em conta fatores psicológicos e físicos que possam estar interferindo em sua saúde bucal.
  • Investigar se há a existência de doenças e distúrbios orgânicos no paciente, que podem estar atrelados a problemas dentários e bucais.
  • Averiguar fatores relacionados ao paciente, como nutrição, hábitos, temperamento, ritmo e ambiente e que podem ser causadores das patologias associadas à boca .
  • Verificar o estado vital, emocional e consciente do paciente, pois estes aspectos influem na saúde da boca e dentes.

Na odontologia antroposófica, pode-se considerar que o lema é:

“Compreender uma pessoa apenas pela boca é fragmentar a ciência; compreender um ser humano sem a boca é reduzir a ciência; e compreender o indivíduo sem a natureza é distorcer a ciência.”

Vá ao dentista regularmente

Ir ao dentista regularmente é a parte mais difícil para a maioria da população brasileira, seja pela atual conjuntura da pandemia envolvendo aspectos econômicos e restrições, seja pela dificuldade de ter acesso ao tratamento dentário.

Nesse contexto, fica um apelo aos governantes que desenvolvam políticas públicas que tornem mais acessíveis os cuidados odontológicos, principalmente aos mais pobres e às comunidades mais isoladas.

Ademais, é importante o cuidado individual, por isso, zele por seus dentes para sorrir com saúde.

Para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar consulte:

Kimchi, fonte de bem-estar e saúde! O que é, propriedades e como prepará-lo

Óleo essencial de lavanda: 10 usos fantásticos para a saúde e o bem-estar

Macadâmia: todos os benefícios para a beleza e a saúde

O que a língua revela sobre o seu estado de saúde

Castanha-do-brasil: um concentrado de nutrientes! Excelente para saúde

Veja a pontuação das capitais brasileiras no quesito Saúde e Bem Estar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Junk food: Além de fazer mal à saúde, vicia! Por isso é impossível comer um só

10 Benefícios do Baru: um Excelente Aliado para Nossa Saúde




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...