Índice
Um antigo antídoto para derrotar rapidamente o resfriado e a gripe. Esta receita viralizou nas redes sociais algum tempo atrás, tendo sido definida como um remédio medieval com poderosas propriedades curativas.
O remédio se chama Master Tonic e a fórmula sugere prepará-lo com ingredientes como vinagre de maçã, cebola, alho, pimenta e gengibre. Espera-se que, dados os ingredientes, o resultado seja algo forte de sabor mas eficaz.
Mas será que a receita é realmente antiga e será que alguém recentemente a preparou e teve a coragem de experimentá-la e testar sua eficácia?
Sabe-se que na tradição popular, ingredientes como alho e cebola são considerados verdadeiro remédios naturais. À pimenta e ao gengibre também são atribuídas propriedades terapêuticas. Alho e cebola são descritos como antibióticos naturais e anti-inflamatórios, enquanto o gengibre é referido como um ingrediente benéfico para o sistema imunológico. A pimenta e o gengibre têm propriedades imunoestimulantes e termogênicas.
A este antídoto medieval, suas propriedades antivirais e antibacterianas são atribuídas por aqueles que o experimentaram em casa. Deve-se tomar 2 colheres de chá por dia para aliviar os sintomas de resfriado, garganta inflamada e gripe.
Nem todas as tradições porém consideram o alho e a cebola como ingredientes benéficos. Em algumas escolas filosóficas de Yoga e Budismo, o consumo de alho e cebola não é recomendado, pois são alimentos estáticos que podem afetar negativamente o corpo e a mente e que podem dificultar nossa capacidade de concentração.
A receita também vê a presença de rábano, descrito como um parasiticida e antibacteriano naturais, útil em caso de doenças respiratórias.
O vinagre de maçã que está na base desta preparação e é definido como um antioxidante, antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório natural.
Aqui está a receita do Master Tonic, “remédio medieval” para gripes e resfriados, onde é recomendado o uso de ingredientes orgânicos, tanto quanto possível.
A receita sugere ralar o gengibre e o rábano e bater todos os outros ingredientes em um processador de alimentos, exceto o vinagre.
Também se recomenda não tocar a mistura obtida com os dedos, especialmente se as pimentas frescas forem muito ardidas, de modos a não arriscar de se queimar.
Todos os ingredientes devem ser transferidos para um frasco grande e hermético, primeiro os sólidos e depois cubra o frasco com o vinagre.
O frasco com esta mistura deve ser deixado em repouso, fechado e no escuro, em local fresco, por duas semanas, sacudindo-o uma vez ao dia (coloque a data no frasco).
Após o tempo de descanso, sugere-se filtrar o líquido obtido com um coador fino para separá-lo dos ingredientes sólidos.
É o próprio líquido que é chamado Master Tonic e que é usado para fazer gargarejo contra irritação e dor de garganta, ou como um remédio natural a ser tomado na quantidade de 2 colheres de chá, uma ou duas vezes por dia.
Fonte fotos. Veja todas as fotos do passo a passo AQUI.
Sendo um remédio muito poderoso, recomenda-se não tomá-lo com o estômago vazio.
Ademais, em pessoas sensíveis, o remédio pode causar náuseas e vômitos.
O mais recomendado é mesmo consultar sempre um médico antes de se automedicar, ainda que com remédios naturais.
Talvez te interesse ler também:
ALHO → CONTRAINDICAÇÕES DE USO
REMÉDIO CASEIRO PARA CURAR BRONQUITE COM CORAÇÃO DE BANANEIRA
ANTI-HISTAMÍNICOS NATURAIS: 10 OPÇÕES PARA ALIVIAR SINTOMAS DE ALERGIA
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER