Índice
A ameixa é uma fruta constituída por aproximadamente 85% de água, possui índice de 53 calorias para cada porção de 100 g e contém nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo humano, tais como:
A ameixa pode ser consumida de várias formas:
Neste conteúdo será mostrada uma outra utilização da ameixa, como ingrediente de uma receita benéfica para manter a forma, promover saúde, bem-estar e manter o bom funcionamento do intestino.
Para saber mais, sigam o roteiro deste tema:
A água de ameixa é uma receita na qual se deixa as ameixas secas por um tempo de molho em água para liberar seus princípios e nutrientes nela. Depois, pode-se consumir esse líquido, rico em fibras e nutrientes, para usufruir de seus benefícios para a nossa saúde.
A Água de Ameixa produz os seguintes benefícios:
Para não ocorrer desperdício e tirar proveito máximo desta receita de Água de Ameixa, já que o líquido será consumido sem a fruta, a sugestão é que coma as as ameixas para reforçar seus efeitos terapêuticos, ou as utilize como ingrediente em receitas culinárias.
Existem alguns fatores que contribuem para a água de ameixa emagrecer, e são eles os seguintes:
A ameixa é fonte de fibras, por isso promove saciedade ao organismo, ajudando a controlar o apetite, promovendo o emagrecimento.
O consumo de água, seja a de ameixa ou não, meia-hora antes das refeições pode contribuir para a perda de peso. Como a água de ameixa promove o bom funcionamento intestinal, consequentemente reduz os inchaços que produzem aumento de peso, promovendo uma aparência mais magra.
Agora, vale ressaltar que, paralelamente ao uso da Água de Ameixa, precisam existir bom hábitos, pois nem mágica faz efeito se não houver uma alimentação saudável e bem balanceada e a prática de alguma atividade física para eliminar as calorias. E, conforme o caso, pode haver a necessidade de acompanhamento e auxílio de especialistas como nutricionista e instrutor de atividade física, que saberão orientar a melhor forma de emagrecer sem comprometer a saúde.
Leia mais: AS 10 FRUTAS QUE MAIS CONTÊM FIBRAS
Receita básica de Água de Ameixa
MODO DE PREPARO
COMO CONSUMIR
Consuma a água meia-hora antes do café da manhã
Alguma ações do consumo adequado desta água
A ameixa por ser laxativa, em excesso, pode levar a pessoa a evacuar demais. Aqueles que têm prisão de ventre precisam através de exames e avaliação de seus hábitos, saber o que está desencadeando este quadro e beber água de ameixa vai ajudar a sair da crise, mas não evitará uma reincidência se não se sanar a causa.
Não adianta beber esta água direto, criar uma dependência e continuar se entupindo de massas, frituras, gorduras, sorvetes, açúcar em excesso e outros alimentos que engordam ou provocam inchaço.
A água de ameixa com limão promove os seguintes benefícios: a ameixa abastece o corpo com fibras e contém antocianina, uma substância com ação antioxidante que elimina os radicais livres. O limão é alcalinizante, desintoxicante e afina o sangue, eliminando gorduras e toxinas do organismo e estimula o funcionamento saudável do aparelho digestivo, acelera o metabolismo e é rico em vitamina C.
Receita da Água de Ameixas com limão
COMO CONSUMIR
PREPARO DESTA BEBIDA
COMO CONSUMIR ESTA BEBIDA
Em seguida beba o preparado em goles curtos e lentamente, para estimular a digestão.
Essa bebida além de todos os benefícios anteriormente descritos por conta da ameixa e do limão, oferece também os efeitos saudáveis das sementes de chia que como a ameixa, são ricas em vários nutrientes funcionais e regeneradores.
Existem formas naturais para tratar a prisão de ventre nos bebês como a Água de Ameixa indicada até por pediatras.
O bebê em seus primeiros meses, por estar em desenvolvimento, não possui o trânsito intestinal em pleno funcionamento, por essa razão é comum ficar até três dias sem evacuar e ter sintomas, como:
A água de ameixa é o medicamento natural para esses casos por conter fibras que agem hidratando as fezes, e aliviando os sintomas da constipação intestinal.
A maioria das mães ficam na dúvida se devem ou não dar a água de ameixa para o recém-nascido. Isso dependerá muito do pediatra, alguns receitam a ingestão com dois meses, já outros orientam que seja introduzido o consumo de chás após os seis meses. É bom antes de administrar algum tratamento para o bebê, mesmo que natural, consultar o pediatra para seguir a recomendação adequada para o caso particular de cada bebê.
ÁGUA DE AMEIXA PARA QUANDO O BEBÊ FICA DIAS SEM EVACUAR
Ao nascer, o bebê ainda não tem um ritmo intestinal estável. O processo digestivo e intestinal no bebê oscila muito fazendo com que ele possa ficar dias sem evacuar. Em outros momentos, o bebê pode apresentar fezes aquosa ou volumosas.
Com o tempo, os bebês vão desenvolvendo os movimentos adequados para a evacuação, evitando assim a prisão de ventre. Quando o bebê estica as pernas e fica vermelho, já é um sinal que está instintivamente desenvolvendo o esforço necessário para evacuar, o que com o passar do tempo fará com mais facilidade e naturalidade.
Se o recém-nascido estiver com dificuldade para evacuar, a mãe pode ajudá-lo tirando as fraldas, flexionando levemente as pernas dele e massageando sua barriga com movimentos circulatórios por cerca de dois minutos.
INTRODUÇÃO ALIMENTAR MELHORA O TRÂNSITO INTESTINAL?
Quando o bebê passar a ter uma dieta mais sólida, diminuirá a incidência desse problema, pois as fibras e nutrientes dos alimentos ajudarão a melhorar as funções digestivas e a regular o intestino dele. Os diversos alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais que farão parte da nutrição do bebê estabilizarão a consistência e coloração das fezes.
A Alimentação da Mãe: em casos frequentes de cólica no bebê, é recomendável a mãe avaliar e prestar atenção que tipos de alimentos tem consumindo e que podem estar alterando de forma prejudicial o leite materno.
O consumo de leite de vaca, chá preto, café, chocolate, alimentos processados e/ou gordurosos, bebida alcoólica e cigarro podem intensificar as cólicas no bebê. Analisar os alimentos que se ingeriu quando o bebê apresenta sintomas de cólica é uma forma de identificar a causa que está provocando esse distúrbio nele.
ÁGUA DE AMEIXA: QUANDO E COMO DAR PARA O BEBÊ?
A idade para administrar a água de ameixa no bebê irá depender do pediatra que o acompanha, através das avaliações por parte dele em conjunto com a observação da mãe sobre os sintomas que o recém-nascido vem apresentando. O recomendável é consultar antes o médico antes de fazer qualquer tratamento caseiro no recém-nascido No caso de bebê com mais de seis meses e que já está sendo alimentado com frutas e papinhas é possível dar a Água de Ameixa para ele, incluindo como mais um alimento no cardápio dele.
PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DA ÁGUA DE AMEIXA PARA BEBÊS
RECEITA DE SUCO LAXATIVO PARA BEBÊS COM MAIS DE 6 MESES
Bata no liquidificador:
Dê este suco ao bebê, aos poucos e durante o dia, sempre que estiver com prisão de ventre.
Se o bebê tiver mais de seis meses, pode-se dar outros alimentos para soltar o intestino dele, tais como:
Mamães lembrem-se que o leite materno é fundamental para a formação do sistema imunológico e até os 6 meses é o melhor alimento para o bebê. Todo problema de saúde que o bebê tiver, antes de medicá-lo, mesmo que seja de forma natural, consulte o pediatra antes.
A ameixa é um alimento funcional que bem utilizado equilibra o nosso organismo e em épocas remotas, quando nem existia indústria farmacêutica, era muito utilizada para tratar prisão de ventre e ajudar no bom funcionamento do intestino.
Em tempos modernos, se fabrica e comercializa medicamentos naturais a base de ameixa para fins terapêuticos, mas é bem mais saudável e econômico fazer a água de ameixa em casa ou consumi-la in-natura, então fica a dica: para não ter aperto, tenha sempre umas ameixas por perto!
Leia também:
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER