Índice
Dizem que ao encostar em uma urtiga, deve-se prender a respiração para não sentir dor… Mas será que isso é verdade? Para quem não conhece, a urtiga é uma planta muito comum em terrenos úmidos e escuros, possui muitas propriedades, mas ao mesmo tempo ela solta uns espinhos (pêlos) que, em contato com a pele, liberam uma substância que “queima”.
Para evitar esse problema, existem algumas dicas do que fazer para não se queimar e até mesmo do que fazer caso encoste em uma planta dessa. Por isso, vamos aprender o que é a urtiga, quais as suas utilidades, onde encontrar e o que fazer ao encostar em uma urtiga, incluindo os remédios naturais para tratar as queimaduras causadas por ela.
{index}
A urtiga, ou urtica, é uma planta da família Urticaceae, típica das regiões temperadas, a qual possui diversas espécies, cuja mais conhecida é a Urtica dioica (também chamada urtiga-comum) nativa da Europa, África, Ásia e América do Norte. Ela era cultivada desde 4000 – 3000 a.C, quando era utilizada na fabricação de vestuários e posteriormente de papel.
Tanto a Urtiga dioica, quanto a urtiga-branca (Lamium album), são bem parecidas, possuem flores e propriedades benéficas para o organismo, porém a urtiga branca não tem o inconveniente de queimar. Já a Urtiga dioica sim, queima a pele. No entanto, esta possui mais benefícios e é a mais comum. Por isso, falaremos mais dela neste artigo.
Seu nome vem do latim urere que significa “queimar”, devido ao fato de queimar a pele em contato com ela. Por conta disso muita gente “detesta” urtigas mas, apesar do seu aspecto urticante, a urtiga possui muitas propriedades benéficas para a saúde.
Ela é rica em vitaminas B, C e K, betacaroteno, magnésio, ferro, aminoácidos, proteínas, cálcio e fósforo.
Os benefícios da urtiga vão desde controlar a queda de cabelo, até mesmo combater a anemia e amenizar os sintomas da menopausa. Por este motivo, ela é muito cultivada até hoje em países como a Escócia, por exemplo, que utiliza a urtiga em um de seus principais pratos.
Na Austrália os aborígenes utilizam suas folhas como cataplasmas para tratar entorses. Já na Ucrânia a urtiga é utilizada para pintar de verde os ovos de Páscoa.
Além dessas utilidades, também podemos dizer que a urtiga:
A urtiga é uma planta encontrada em praticamente todo o mundo. Ela é uma herbácea perene e nasce normalmente em terrenos não cultivados, à sombra e úmidos.
As folhas e o caule da urtiga são cobertos por pêlos quebradiços e ocos que agem como uma agulha hipodérmica e contêm um componente químico que causa desconforto e alergia. O ardor e a vermelhidão na pele após o contato com a urtiga ocorrem devido às substâncias liberadas pelos microscópicos que existem na superfície da planta.
Segundo alguns cientistas, a ideia de prender a respiração para não se queimar com a urtiga é um mito, mas a explicação para funcionar com algumas pessoas se dá pelo fato de, ao prender a respiração, as substâncias liberadas por ela não são inaladas e, consequentemente, não causam a reação alérgica.
Apesar desse inconveniente, a urtiga é muito utilizada na medicina e na estética devido às suas propriedades medicinais e cosméticas. Por isso, para que se consiga tirar proveito dela sem sofrer com queimaduras, os profissionais da área utilizam luvas na colheita da planta. Além disso, basta mergulhar a planta em água quente para não mais queimar a pele.
Embora a picada e a vermelhidão causadas pelo contato com a urtiga sejam doloridas, elas podem ser tratadas com alguns procedimentos naturais:
Além desses procedimentos, existem ainda outros remédios naturais que podem aliviar os sintomas da queimadura causada pela urtiga:
Devido às substâncias liberadas pela urtiga (histamina, acetilcolina e ácido fórmico), algumas pessoas podem ter reações diferentes, pois umas são mais sensíveis que as outras e não devem ser tratadas de forma genérica. Por isso, se mesmo com todas essas medidas, o problema persistir por dias ou for muito intenso, causando feridas, bolhas ou erupções maiores na pele, procure imediatamente um médico para que seja tratado com outro tipo de medicamento.
Sobre esta planta magnífica, seria interessante você ler também:
URTIGAS VÁRIAS, DE COMER, UMAS QUEIMAM, OUTRAS NÃOURTIGA-BRANCA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E COMO USARURTIGA AMARELA PARA PROBLEMAS RENAIS E INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIOURTIGA: TODOS OS BENEFÍCIOS, COMO USAR NA COZINHA E NA CURA
Categorias: Remédios caseiros
Publicado em 06/04/2021 às 3:27 pm [+]
[email protected]