A pele é nossa proteção. Quando nos expomos às impurezas internas e externas, afetamos toda a nossa saúde, pois a pele é o maior órgão do nosso corpo. Alguns sinais que surgem em nossa pele, podem revelar distúrbios, desequilíbrios e doenças que afetam todo o nosso organismo.
As causas das espinhas em nosso corpo podem ser várias: alimentação inadequada, distúrbios hormonais, uso de medicamentos, falta de higiene, entre outras.
Para evitar problemas de espinhas e acnes, é preciso primar por uma alimentação adequada e cultivar hábitos saudáveis para manter nosso sangue livre de impurezas, pois isso refletirá em nossa pele.
Vamos saber mais sobre esse assunto.
Por que ocorrem espinhas nas costas e em que idade são mais frequentes
A espinha é uma obstrução da glândula sebácea que impede a saída da oleosidade, transpiração e impurezas da pele, ficando estas retidas, dentro de um cisto na pele.
Em casos graves e/ou mal cuidados, as espinhas podem provocar infecção, inflamação e dor.
Se nossos poros estão obstruídos e nossa pele está excessivamente oleosa e com impurezas, surgirão as espinhas, revelando que precisamos dar mais atenção à nossa saúde.
As espinhas nas costas ocorrem com mais frequência em jovens, mas podem aparecer em adultos com tendência a ter esse problema, durante a gravidez ou na fase menstrual, devido às alterações hormonais.
As costas é uma parte suscetível a ter espinhas por a ficar menos exposta e arejada, retendo mais suor, sujeira e oleosidade.
Outro fator que aumenta a propensão a ter espinhas nas costas é a dificuldade de acesso a essa área, impedindo de fazer uma boa limpeza e desobstrução dos poros.
Algumas atitudes que desencadeiam as espinhas nas costas podem ser:
uso de cosméticos que obstruem os poros da pele;
consumo exagerado de doces, frituras e bebidas gaseificadas, que desencadeiam a inflamação das espinhas.
Outro aspecto que tem relação com o aparecimento de espinhas e o excesso de oleosidade nas costas, é a seborreia no couro cabeludo. A seborreia (excesso de oleosidade do couro cabeludo) acaba se estendendo dos cabelos às áreas próximas da cabeça.
O que causa espinhas nas costas e em outros locais
Alguns fatores que desencadeiam as espinhas e as acnes estão relacionados às seguintes causas:
Aumento da oleosidade, muitas vezes, sob influência hormonal ou alimentar
Obstrução dos polos, por excesso de impurezas
Alimentação inadequada, constituída por farináceos, industrializados, doces, refrigerantes e carnes
Presença de microrganismos na pele
Utilização excessiva de cosméticos e/ou medicamentos
Uso demasiado de roupas sintéticas, o que impede o fluxo de transpiração da pele
Acúmulo de células mortas por higienização inadequada
Reação ao uso do corticoides, anti-inflamatórios e outros medicamentos
Tomar muito Sol, principalmente entre as 10 e as 15 horas, período no qual ocorre maior incidência da radiação UV, que estimula de forma intensiva a oleosidade em nossa pele
Predisposição genética
Reação imunológica de nosso organismo desencadeada por estados inflamatórios ou alérgicos
Aumento da progesterona, que intensifica a oleosidade na pele e pode ocorrer, principalmente, durante a gravidez.
Tratamentos: como evitar e como acabar com as espinhas
Algumas ações profiláticas podem ajudar a sanar o problema das espinhas na pele, aliadas, é claro, aos cuidados com alimentação, hábitos e higiene.
Vamos listar alguns:
Lavar a pele com sabonete com fórmula à base de ácido salicílico e enxofre, e fazer uma leve esfoliação nas costas, com bucha vegetal
Não deixar o cabelo úmido e com creme em contato com a pele das costas
Evitar usar roupas muito apertadas ou ficar muito tempo, com as mesmas, molhadas ou suadas
Evitar o uso de roupas feitas com tecido sintético
Ter uma alimentação a base de frutas, legumes, cereais e grãos
Evitar usar maquiagem, pois ela tampa os poros da pele e com isso a oleosidade do corpo vai ficando acumulada, provocando o surgimento das espinhas
Em casos graves, existem técnicas de cura como: radiofrequência, fototerapia com luzes especiais, laser e luz pulsada que diminuem a inflamação provocadas pelas espinhas e substituem os medicamentos como anti-inflamatórios, corticoides e antibióticos.
Receitas caseiras para o tratamento de espinhas
Polpa de tomate: Corte um tomate ao meio e esfregue nas costas, onde tiverem as espinhas, deixe agir por 15 minutos e depois enxague.
Chá de alecrim: Faça um cha de alecrim e deixe-o ficar morno. Em seguida, umedeça gases ou algodão com o chá e então coloque-o sobre as espinhas durante 20 minutos. Se a área a tratar for extensa, pode-se usar uma toalha pequena. Repita esse procedimento duas vezes ao dia.
Purê de batata: Prepare um pouco de purê de batata e acrescente 2 dentes de alho bem ralados. Misture tudo e aplique sobre as costas, deixando agir por 30 minutos.
Bicarbonato de sódio: Misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um pouco de água, em seguida, aplique a mistura na região da pele afetada e deixe agir durante 5 minutos. Depois, esfregue as suas costas, com movimentos circulares. O bicarbonato eliminará as células mortas que obstruem os poros da pele e causam as espinhas.
Açafrão: O açafrão desintoxica a pele. Reserve 1 colher de sopa de açafrão em pó (ou mais, se a área a tratar for extensa), acrescente 3 colheres de chá de água, misture e aplique uma camada uniforme e fina, na área da pele a ser tratada. Deixe secar, em seguida lave as costas com sabão de coco ou neutro como, por exemplo, o de glicerina vegetal. Enxague com água morna. Devido à coloração do açafrão, a pele poderá ficar amarelada, por isso recomenda-se fazer esse procedimento, antes de dormir.
Como evitar que as espinhas retornem
Os tratamentos são importantes mas não adiantam a logo prazo se, após a eliminação das espinhas, continuar-se a repetir os mesmos hábitos e atitudes que as causaram. É preciso manter os cuidados necessários para evitar que elas retornem.
Reforçando: a manutenção de hábitos de alimentação saudável, higiene da pele e uma vida mais natural, ajudam a evitar o reaparecimento de espinhas, mesmo àqueles que têm propensão a ter esse problema.
Elimine alimentos que são inflamatórios para a pele como: leite e derivados, doces, gorduras, carboidratos, carnes e frituras, pois estes aumentam a probalidade do surgimento de acne e espinha. Esses tipos de alimentos alteram a produção hormonal e prejudicam o sistema imunológico de nosso organismo.
Mantenha uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais e grãos, pois estes alimentos têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios para o nosso organismo.
Hidrate o corpo ingerindo, pelo menos 1 litro de água por dia, isso tem também um efeito purificador para o nosso corpo.
Mantenha a pele limpa e arejada usando roupas de tecido natural como o algodão. Para a limpeza, utilize um sabonete neutro de base vegetal, para retirar o excesso de oleosidade, impurezas e células mortas.
A alimentação pode ser a base da cura
E para ilustrar este conteúdo, segue o depoimento de como Camila Victorino, do Pensando ao Contrário, ficou livre do problema de acnes e espinhas.
Ela fez de tudo para resolver o problema, mas, ao focar na alimentação, conseguiu de forma efetiva solucionar o problema.
Assistam o vídeo: CUREI minha ACNE com VEGANISMO e vejam como isto aconteceu.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER