Índice
Esta planta conhecida como buchinha-do-norte, tem uso popular consagrado para o tratamento da sinusite, da rinite e de outros problemas respiratórios. Trata-se de uma cucurbitácea, parecida com a bucha de tomar banho. Estamos falando da Luffa operculata. Conheça!
Além de buchinha-do-norte, buchinha-do-nordeste e bucha-do-norte, a Luffa operculata também é conhecidas pelos seguintes nomes populares:
A planta é espontânea, originária da América do Sul e nativa do Brasil. Usa-se dela para o tratamento da sinusite (e também da rinite e de outros problemas respiratórios) o seu fruto seco.
Mas muita atenção! A planta é altamente tóxica e seu uso deveria ser feito apenas por pessoa experiente, nunca por leigos.
Embora seja uma planta de largo uso popular (é inclusive vendida em feiras) seu uso deve ser mais do que muito cuidadoso.
https://www.greenme.com.br/remedios-caseiros/5579-15-remedios-naturais-sinusite/
Nunca ferva esta planta pois seus princípios ativos podem provocar irritação e hemorragia na mucosa nasal:
Além de ser usada para tratar sinusite e outros problemas respitatórios, a buchinha-do-norte tem as seguintes propriedades medicinais e indicações de tratamento:
A buchinha-do-norte também é muito conhecida popularmente por sua propriedade abortiva e pode causar intoxicação séria – no caso da ingestão para fins abortivos – e sérias hemorragias nasais, no caso do uso como descongestionante nasal.
Seu uso prolongado pode causar alterações do fígado e da função renal.
Doses elevadas podem causar náuseas, cólicas e vômitos. Não existem recomendações de dosagem para uso seguro, portanto, procure um especialista para garantir o bom uso desta planta.
No vídeo abaixo, você pode aprofundar o seu conhecimento sobre esta planta perigosa sim! Mas de uso contra a sinusite consagrado pela medicina popular. Dá uma olhada!
Talvez te interesse ler também:
Receita de Xarope para Depurar os Pulmões da Nicotina, Poluição e Fumaça
10 Remédios Caseiros Eficazes para Tratar Rinite
10 ervas e alimentos que você tem em casa e não sabe que são super medicinais
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER