Índice
É uma situação bem chata, nariz escorrendo é incômodo, dificulta nossa respiração, deixa a pele ao redor do nariz feia, irritada, avermelhada, mas este é um sintoma de que o corpo está combatendo algum mal, uma irritação, uma alergia ou algum tipo de gripe, resfriado. Mas dá para acabar rapidamente com o nariz escorrendo? Vejamos!
É bom saber porque o nariz escorre antes de querer que o corpo pare de se comportar assim. Muitas vezes este é um sintoma saudável e necessário do organismo, um alerta para algum problema que você esteja enfrentando.
E não é somente os gripados que enfrentam este problema. O nariz escorrendo é mais comum do que se imagina, e está associado à várias situações.
Para começar é importante saber que o nariz escorre graças a uma irritação ou inflamação no tecido, que causam o corrimento nasal. Nesses casos, o organismo tenta se defender de corpos estranhos, produzindo mais muco.
Infecções, como a gripe, resfriado, sinusite causam esse incômodo sintoma, bem como algumas alergias, como a rinite. Até mesmo comidas apimentadas, alterações hormonais, uso de medicamentos, estresse e o fumo estão associadas ao corrimento nasal.
Para minimizar esse desconforto, é importante, evidentemente, saber o que está fazendo o nariz escorrer pois, se você quiser acabar com o nariz escorrendo pode estar acabando com a defesa natural do teu corpo que luta para botar para fora algum intruso (vírus, bactérias, etc).
Porém, algumas medidas podem ajudar a reduzir o sintoma. Veja:
Dá para comprar em algumas farmácias as soluções salinas (soro fisiológico) para lavagem nasal, mas também dá para improvisar a lavagem em casa.
Em 200 ml de água, adicione uma colher rasa (café) de sal. Misture bem, despeje a solução em uma seringa nasal ou pote nasal, ou mesmo em um bule, com muito cuidado para não se machucar.
Introduza o bico do bule nas narinas. Depois, incline-se um pouco para frente e gire a cabeça para o lado do bule. Deixe a água entrar por uma narina e sair completamente pela outra. Depois assoe o nariz para retirar o excesso.
Aplique a solução nasal pelo menos 4 vezes ao dia.
Com um aparelho de aerossol faça a lavagem usando sempre soro fisiológico. Tanto a lavagem como o aerossol ajudam a acelerar o processo de limpeza que o próprio corpo está fazendo e isso irá ajudar a acabar com o nariz escorrendo mais rapidamente.
Cuide da pele da região em torno ao nariz, que pode ficar irritada, ressecada, aplicando algum óleo, creme natural ou o gel da babosa se você tiver a planta em casa.
Mas o melhor mesmo é evitar este incômodo. Veja algumas dicas:
Em caso de nariz escorrendo por muito tempo, que dificulte o trabalho e a vida da pessoa, o melhor a fazer é procurar um médico.
Existem medicamentos, por exemplo, um remédio chamado Brometo de Ipratropium que pode ajudar a bloquear o neurotransmissor que desencadeia no cérebro o sintoma do nariz escorrendo, mas como dá para imaginar, trata-se de um medicamento muito forte e enfim, somente um médico pode recomendar com base no teu histórico particular.
Também é possível que o médico receite algum anti-histamínico para os casos de alergias.
De todo modo, o melhor é evitar as causas que desencadeiam o nariz escorrendo, respeitar o corpo quando ele dá este sinal de alerta e procurar um médico se a coriza, ou corrimento nasal, durar muito tempo ou for muito debilitante.
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER