Índice
Por ser o maior órgão do corpo humano, a pele é suscetível a desenvolver uma série de doenças, como lesões, manchas e degenerações. Algumas vezes, esses problemas não recebem a atenção devida, o que pode ser bastante prejudicial e complicar ainda mais o quadro. É o caso do furúnculo.
Ele deve ser tratado com seriedade, com auxílio de um especialista. No entanto, algumas ações podem ser feitas em casa para ajudar a tratar esta lesão. Por isso conheça em detalhes o que é exatamente o furúnculo, quais as possíveis complicações e os tratamentos indicados.
{index}
O furúnculo acontece quando uma infecção se instala na pele, penetrando através do folículos dos pelos.
Isso se dá pela ação de bactérias e fungos, principalmente de uma bactéria muito agressiva chamada Staphylococcus aureus.
Pode começar parecendo uma espinha infeccionada, e depois crescer, enchendo-se de água e pus. Além disso, pode lesionar outra áreas da pele e mesmo contaminar outras pessoas, caso elas tenham contato com as secreções. Costuma ter relação com o estado emocional e físico, aparecendo, em ocasião de uma baixa da imunidade, por exemplo.
Além do aspecto do furúnculo, a coceira e vermelhidão da pele também podem estar entre os sintomas, bem como febre, fadiga e mal estar.
Por se tratar de uma infecção, o fúrunculo precisa ser tratado corretamente, caso contrário, a lesão pode avançar, ou retornar, caso não receba tratamento adequado.
Além disso, como mencionado, o fúrunculo é contagioso e pode se desenvolver em outras áreas do corpo.
Quando atinge a região ao redor do nariz ou ouvido, é necessário ter bastante cuidado, pois essa área é irrigada por vasos ligados ao cérebro.
Caso a bactéria consiga entrar na corrente sanguinea, pode atingir órgãos, como o coração e os ossos.
Por todos esse motivos, é importante nunca tentar espremer o fúrunculo, justamente para evitar infeccionar outras regiões do corpo.
Quando há presença de sintomas, como febre e glânglios inchados e demora na melhora da lesão, pode ser necessário o tratamento com antibióticos.
Frequentemente, o fúrunculo se rompe de modo espontâneo, depois de alguns dias. No entanto, caso a lesão persista por mais de duas semanas pode ser necessário procurar ajuda de um especialista para drenar o fúrunculo.
Algumas medidas caseiras podem ajudar muito na cura do problema. São elas:
No entanto, vale lembrar, o tratamento caseiro é apenas um complemento.
Outros remédios caseiros de ação antifúngica ou antimicrobiana que costumam ser de uso popular contra furúnculos são:
Porém, tais remédios caseiros podem até piorar o problema se não administrados com a devida higiene. Conforme anteriormente dito, o ideal é procurar um médico para tratar o problema, de modo correto, evitando assim possíveis complicações.
Talvez te interesse ler também:
PÁLPEBRAS CAÍDAS: 10 REMÉDIOS NATURAIS E EXERCÍCIOS PARA FAZER EM CASA
CHÁ DE FOLHA DE GOIABEIRA: O MELHOR CONTRA CANDIDÍASE E SAPINHO
COMO ELIMINAR VERRUGAS COM 10 SIMPATIAS E REMÉDIOS CASEIROS
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER