Índice
Brasileiro conhece goiaba, goiabeira e goiabada – sabe usar o chá do broto de goiabeira para aplacar as cólicas das crianças, as diarréias (virais ou bacterianas) de todos e até o chá das folhas novas para lavar o rosto com acne muito inflamada.
A goiaba, Psidium guajava, é planta natural nas nossas Américas – Central e do Sul (exceto no México, onde não há) e aqui na terra também é conhecida com os nomes de:
É prima irmã dos araçás, que também são Psidium, da família Myrtaceae, e até parecem goiabinhas pequenas e rústicas.
Segundo alguns textos, a nossa Psidium guajava é fruta nativa do cerrado brasileiro e, pela mão dos homens, estômago dos animais e vôo dos pássaros, se espalhou pelo resto do continente.
A fruta madura, cheirosa, é muito apreciada e alimentícia, para além de ser uma riqueza em vitaminas diversas.
Só é preciso ter cuidado com os dentes – morder goiaba madura pode ser “fatal” por causa das sementes, não é?
Bom, mas aqui queremos falar de uma qualidade curativa das folhas da goiabeira por conta da sua atividade antifúngica e antibacteriana, razão pela qual esta planta consta do cadastro de Plantas Medicinais dos Sus – RENASUS.
Acontece que a folha da goiabeira é excelente para tratar lesões fúngicas e bacterianas tanto na mucosa bucal quanto vaginal – assim, é indicada em caso de candidíase, leucorreia, aftas e úlceras diversas.
A constatação desta atividade curativa das folhas de goiabeira foi feita em estudo in vitro realizado por duas pesquisadoras da Uniaraxá – Centro Universitário do Planalto de Araxá, em MInas Gerais, a bióloga Joice de Freitas Fonseca e a cirurgiã-dentista Aline do Carmo França Botelho.
Nesta pesquisa constatou-se que as folhas de goiabeira são ativas contra 3 espécies do fungo Candida, habitualmente ocorrente na vagina – C. albicans, C, krusei e C. tropicalis – e responsáveis pela enorme incidência de problemas femininos e infantis como corrimentos vaginais e infecções bucais, sapinhos, que acometem os bebês recém nascidos.
Este fungo, ou levedura, habita normalmente as vaginas mas, em situações de baixa imunidade e variação do pH (para maior acidez) prolifera demasiado causando vaginites e podendo, inclusive, causar problemas mais graves por contaminação interna do organismo humano.
A candidíase, apesar da levedura morar na vagina, também pode ocorrer em homens, por contaminação secundária, em casos de sistema imuno deprimido.
Os testes de qualidade curativa com a folha de goiabeira foram feitos com o extrato bruto na forma de macerado hidroalcoólico e aplicado sobre as colônias de Candida. O resultado foi a inibição da proliferação das leveduras com maior eficiência do que os antimicóticos e antifúngicos habitualmente recomendados para o caso.
Para usar esse remédio caseiro basta você ter um pé de goiaba no quintal (pode ser o da praça, também) e fazer o chá com folhas saudáveis da planta para usar como banho de assento, como líquido para enxaguar a boca, lavar feridas ou tomar.
Talvez te interesse ler também:
GOIABA: CALORIAS, BENEFÍCIOS E COMO FAZER O SUCO
ARAÇÁ: A FRUTA DAS PROPRIEDADES DIURÉTICAS E ANTI-INFLAMATÓRIAS
REMÉDIOS PARA DIARREIA – NATURAIS E EFICAZES
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER