Índice
Náuseas, vômito, sensação de enjoo e nojo da comida que comeu? Será simples má-digestão ou será que o alimento estava servido de vermes? Existem remédios naturais ótimos para resolver o problema. Veja só!
Vermes, de modo geral, é o nome que se dá a um vasto grupo de animais alongados ou achatados, de corpo mole, sem esqueleto interno ou externo.
Existem vários filos e gêneros, alguns deles são parasitas, como a tênia e a lombriga, e causam verminoses. Mas outros, como a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia.
Os vermes estão em todo o lugar, pois são encontrados em praticamente qualquer habitat, mares, rios e solos.
Quando falamos de verminose estamos nos referindo a um grupo de doenças causadas por vermes parasitas, que se instalam no organismo.
As verminoses, ou parasitoses, são resultantes diretas de hábitos de higiene deficiente, falta de saneamento básico, ingestão de verduras, frutas ou outros alimentos contaminados.
Mas não pense que as verminoses acontecem somente no campo, nas favelas ou nos locais menos favorecidos, não.
Verminose acontece em todo lugar, basta você comer uma salada mal lavada, em casa ou fora dela, em algum restaurante, em festas, etc.
Há importantes vetores também no consumo de animais (porco, peixe, frango, galinha) especialmente quando suas carnes são mal cozidas ou se usam as vísceras como alimentos (rins, fígado, miolo).
Há de se atentar também para a tábua de cortar alimentos. O ideal seria ter duas tábuas: uma para cortar alimentos crus e outra para cortar alimentos cozidos para evitar contaminação cruzada.
Verminoses são casos de saúde pública, situações de difícil controle que nos obrigam a tomar ações sistemáticas, tanto de educação, quanto de controle de vetores.
Os principais vetores das verminoses intestinais – que são as mais abundantes – são:
As verminoses em humanos podem ocorrer nos intestinos, vísceras (fígado e vesícula), nos pulmões, na pele e até no cérebro, dependendo do local onde o parasita se alojar no corpo.
Os sintomas mais comuns das verminoses intestinais são:
As verminoses mais comuns são a ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase (oxiúros) e tricuríase e seus vetores são as águas, as verduras folhosas e o solo.
Algumas verminoses são menos frequentes mas mais graves pois, sua decorrência pode resultar alto risco para o paciente.
São os casos, por exemplo de estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geográfico, filariose e hidatidose.
Na medicina popular há diversos medicamentos que são usados como vermífugos. Todos os que mencionamos abaixo são de uso popular comprovado. Recomendamos sempre a indicação médica.
As receitas são indicadas em leite (a forma tradicional de uso) mas, também podem ser adaptadas a outro veículo líquido de seu agrado.
Não exceda as doses recomendadas. Para crianças, as doses devem ser reduzidas à metade, pelo menos.
Em jejum, coma 1 colher de sopa de coco ralado. No meio da manhã, tome um copo de leite morno com 2 colheres de sopa de óleo de rícino.
Óleo de coco – tome 2 a 3 colheres, ao dia.
O alho tem propriedades antibacterianas e antiinflamatórias que ajudam a eliminar os vermes do organismo.
Em jejum, beba meia xícara de leite morno com 2 dentes de alho esmagados, durante 1 semana.
Alternativamente você pode deixar um dente de alho cortado em um copo de água durante a noite e beber em jejum pela manhã aos golfinhos. Troque a água e o alho e repita por uma semana.
O óleo de alho é uma boa receita:
Mas atenção às contraindicações do alho:
Moa algumas folhas de neem até formar uma pasta fina. Consuma meia colher de chá desta pasta diluída em um copo de água todas as manhãs com o estômago vazio. Siga este remédio por alguns dias até perceber que se livrou dos vermes.
Estudos sugerem que a erva absinto (gênero Artemisia) pode ajudar no tratamento contra algumas infecções parasitárias. A indicação é seu uso em chá ou tintura e limitar seu uso a um máximo de 4 semanas.
Faça uma infusão usando 1 colher de sopa da erva para 1 litro de água e tome o chá até 3 vezes ao dia.
O absinto é usado há séculos para tratar oxiurose na medicina veterinária, mas não há evidências científicas que comprovem sua eficácia em humanos.
Faça uma infusão com
Beba, por 3 dias consecutivos, um copo de leite com 1 colher de sopa de açafrão (em pó, raiz moída ou suco da raiz).
Coma 2 cenouras raladas em jejum. Faça esse tratamento por 1 semana, mantendo o jejum até o horário de almoço.
Erva-de-Santa Maria é um vermífugo muito potente. Você deve ingerir seu suco, diluído em leite, em jejum, durante 1 semana.
A arruda também é popularmente considerada uma planta anti-helmíntica.
Para fazer o chá de arruda leve ao fogo 1 colher de sopa de folhas secas da planta para cada xícara de água. Deixe ferver, coe e beba morno durante o dia.
Uma decocção de sementes de erva-doce tem ação vermífuga (1 colher de sopa de sementes de erva-doce para 1 litro de água, ferva por 10 minutos, abafe e deixe repousar por 30 minutos. Tome um copo a cada 8 horas.
Faça um tratamento de 15 dias bebendo diariamente uma xícara de chá de cravo-da-índia (1 colher de cravo em pó para cada xícara de água fervente)
Algumas frutas nativas que têm poder vermífugo são:
Popularmente conhecida como macassar, macassá, catinga-de-mulata ou água-de-colônia, dependendo da região geográfica onde é encontrada, a Aeolanthus suaveolens é uma PANC de grande poder medicinal.
Para fazer um chá dessa erva: utilize 10 folhas, flores e ramos em ½ litro de água, deixe ferver por 15 minutos, desligue e beba de 2 a 3 xícaras por dia.
Leia mais:
Macassar: conheça essa PANC de grande poder medicinal e espiritual
Dá para deduzir que é verminose pelos sintomas que ela causa. Esta é a forma mais rápida de detectar o problema dado que, às vezes, a análise das fezes pode demorar ou ser inconclusiva.
Muitas pessoas acabam por não se tratar das verminoses, o que pode levar à situações mais graves e complicadas.
Especialistas em medicina natural afirmam que o próprio ácido gástrico é naturalmente uma grande proteção contra os parasitas dos alimentos.
Para evitar verminoses, é recomendável:
É possível que muitos destes tratamentos caseiros possam ajudar a combater verminoses. Mas é preciso saber que algumas verminoses podem ser fatais e que é bom não negligenciar essa possibilidade.
Todo verme tem um ciclo de vida, do ovo ao indivíduo adulto, que deverá ser eliminado do organismo. Portanto, tratamentos naturais só funcionam se feitos com certa continuidade, alternando ervas, frutas e sementes, durante pelo menos, de 30 a 45 dias.
O ideal é sempre procurar um médico, principalmente quando a pessoa faz uso de medicamentos, pois, remédios naturais e caseiros também podem causar interação medicamentosa.
Em caso de persistência nos sintomas, recomenda-se o uso de medicamentos químicos específicos para cada tipo de verme, mas claro, somente um médico pode receitar.
Talvez te interesse ler também:
ÓLEO DE ORÉGANO: TODOS OS USOS PARA CUIDAR DE SI. VEJA COMO USÁ-LO
SEMENTES DE GIRASSOL: PROPRIEDADES E COMO USAR
SAL AMARGO: DESCUBRA TODOS OS USOS E BENEFÍCIOS
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER