Índice
Você já notou a presença repentina de uma camada branca sobre a língua? Pois é, além de causar desconforto e mau hálito, a língua branca pode ser sintoma de problemas de saúde. Veja por que é bom evitar esse incômodo.
Quando você acorda, sente a língua grossa, meio melada? E quando se olha no espelho, vê uma camada branca que a cobre?
Às vezes acontece de a língua ficar com esse aspecto após uma refeição – e não se trata de resto de comida, não!
A língua saburrosa indica que há um acúmulo de bactérias e toxinas – e é bom cuidar disso, claro!
Mas a que se deve a pátina branca, ou saburra, na língua?
Entre as possíveis causas da língua saburrosa estão:
Mas também pode ser que a língua branca esteja indicando que o teu corpo está com dificuldades em digerir determinados alimentos, ou talvez você esteja no início um estado gripal.
Infelizmente, língua branca também pode ser indicativo de algo mais complicado e sério (como doenças hepáticas, gastrointestinais, do pâncreas ou da vesícula biliar), o que requerer atenção e diagnóstico médico.
O revestimento branco sobre a língua também pode estar ligado à ingestão de medicamentos – antibióticos, antifúngicos – que afetam as funções hepáticas e gástricas assim como, à ocorrência de aftas, infecções fúngicas e candidíase oral ou estresse, estados febris, fadiga ou fome.
De todas formas, a presença da saburra na língua é um sinal do seu corpo, sinal de que algo não está tão bem quanto deveria estar.
Aprenda aqui algumas formas simples e naturais de fazer a limpeza da língua e, se esta situação se prolongar por mais de 2 semanas, e estiver associada à dor, odor ruim ou outros sintomas internos, não deixe de procurar um bom médico que te diagnostique e te oriente.
Já falamos, em outro artigo, sobre os benefícios de se fazer, diariamente, a raspagem da língua para evitar que o corpo reabsorva as toxinas que nela se acumulam durante o sono:
Para a limpeza diária matinal você sempre poderá usar os limpadores da ayurveda – instrumentos de raspagem – ou até uma colher.
O raspador de língua é uma ferramenta pequena e simples da tradição ayurvédica que lhe permite remover suavemente o acúmulo de toxinas, a tal pátina saburrosa.
Pode ser feito de aço inoxidável ou de cobre e pode ser encontrado em lojas de ervas ou de saúde alimentar.
Use-o, diariamente, antes do desjejum e escove os dentes, em seguida.
Esta prática implica em você fazer, diariamente, em jejum, uma série de bochechos com algum óleo vegetal de tua preferência – girassol, gergelim, óleo de coco, azeite – para limpar o organismo. Leia mais sobre essa técnica no artigo indicado a seguir:
O suco de Aloe Vera pode ser útil para o tratamento de problemas bucais graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que também ajudam a combater as bactérias que causam mau hálito e camada branca sobre a língua.
A indicação é de se usar o suco como lavador bucal, diariamente.
Bocheche e cuspa se o que pretende é limpar a saburra lingual ou, engula, se fizer o uso do suco de Aloe vera durante o dia (buscando efeito interno).
A cúrcuma ou açafrão-da-terra, com sua poderosa ação antibacteriana e anti-inflamatória, pode ser usada como pasta, chá ou água de gargarejo, para limpar a cavidade bucal e a língua.
O bicarbonato de sódio pode ser usado na escova de dentes, como limpador físico, e na água, como enxaguante bucal.
Talvez te interesse ler também:
O QUE A LÍNGUA DIZ SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE
ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS
LÍNGUA, ESPELHO DA SAÚDE: UM NOVO TESTE DETECTA 14 DOENÇAS
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER